sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Café contra Depressão

Café contra Depressão... Isso mesmo, achava que o café agia ao contrário. Mas pesquisas recentes mostram que o nosso gostoso cafézinho de todos os dias diminui as chances de desenvolver depressão.


Recentemente uma pesquisa feita pela Universidade de Harvard, nos Estados 
Unidos, concluiu que o tão polemico cafezinho pode ajudar as mulheres a 
combater a depressão. Ano após ano pesquisas surgem sobre o café, se faz bem ou mal, mas essa pesquisa que analisou mais de 50 mil mulheres teve uma resposta positiva quanto à depressão feminina

O estudo mostrou que mulheres que tomam duas ou três xícaras de café por dia, têm 15% menos chances de desenvolver depressão. As que tomaram de três a cinco tiveram seus riscos diminuídos em 20%. Do total, apenas 2.607 mulheres apresentaram quadro depressivo. Esses dados foram comparados a mulheres que tomam menos de uma xícara por dia.
arte-com-cafe1
O estudo apontado acima tem fundamento. Afinal, no café encontramos a cafeína, um conhecido estimulante do sistema nervoso central. Bem por isso, ajuda mesmo no tratamento de pessoas depressivas ou com tendência a quadros depressivos. Porém, como os próprios estudiosos do caso alertam, a cafeína não esta isenta de causar danos também e por mais promissor que o estudo seja, ainda não é recomendada o aumento do consumo da bebida.

Por exemplo, o café estimula a produção do suco gástrico e por isso pode quando em excesso pode gerar uma gastrite, além de ser um estimulante que resulta em ansiedade, irritabilidade e insônia. Então, o desafio dos médicos e pesquisadores será em determinar a dose ou o número de cafezinhos que terá efeito terapêutico benéfico, sem efeitos colaterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss