sábado, 8 de outubro de 2011

Ziraldo Criador do Menino Maluquinho e Pelé falam quando eram crianças....

O dia da Criança se aproximando achei legal alguns depoimentos, como este do Ziraldo e do Pelé

Quando eu Era Criança...Ziraldo


Reprodução/Arquivo pessoal/Ana Colla

Desde pequeno, o criador do "Menino Maluquinho" gostava de ler! Na foto, ele é o garoto que segura um livro

Para ele, ser criança é: “brincar muito, aventurar-se, descobrir, viver essa fase maravilhosa de nossas vidas”.
BRINCADEIRA PREFERIDA
Desde que nasci, isto é, desde quando tenho consciência de minha existência, desenhava em todos os lugares, na calçada, nas paredes, na sala de aula. Posso afirmar que a minha infância foi muito boa. Rodei pião, joguei bola de gude. Achei ótimo brincar de cabra-cega, pular carniça (brincadeira também chamada de “pula-sela”), soltar pipa. Tudo por minha conta. Foi um barato! Fui muito feliz, se tivesse sofrido um pouquinho mais, tava aí escrevendo romances poderosos.
Uma Grande Travessura
Uma vez, meu amigo Alencar, que era um menino mau, aprontou uma verdadeira façanha. Ele me convidou para passear num trole e eu aceitei. Bem em frente à minha casa. O trole é um carrinho que, perto dos vagões do trem, parece de brinquedo. Ele serve para levar os maquinistas de um lado para o outro do pátio de manobras.
amigos
                                Com Zélio e Ziralzi, em 1943: meus (...) amigos mais antigos." 

Bem, lá fomos nós. Alencar manobrava, dando impulso com a vara. Eu ia na frente. O carrinho corria pelos trilhos. Nossos amigos assistiam e vibravam. Mas, na travessia da linha principal, avistamos um trem que avançava em nossa direção. Ele estava bem perto, vindo, vindo... aí tive uma idéia. Assobiei forte imitando o apito do trem. Quando o trem já estava bem devagar, Alencar gritou para o maquinista parar. Nós atravessamos e então, viramos os heróis da turma.

Cada época com seus usos, cada roca com seus fusos. Bons foram os tempos do meu avô, quando um menino sabia o que eram fusos. Só que não sabia o que era chip... O mundo mudou, mas os jovens são os mesmos. É só dar uma boa causa, que eles vão fundo. O que está faltando aí é uma boa causa, está todo mundo entorpecido pelo consumismo.

Site Ziraldo
Ziraldo

Ex-jogador Pelé conta as brincadeiras e travessuras de sua infância

pelé
Pelé foi um menino levado e amigo de todo mundo. Ele contou à Folhinha que era divertido viver no século passado, em Três Corações (MG) e depois em Bauru (SP), sem TV e sem internet.
Adivinhe qual era o brinquedo favorito dele? Claro que era a bola! Além de álbuns de figurinha e gibis dos heróis Tarzan e Flash Gordon.

Adorava jogar pelada na rua e quebrava vidraças. Os pais tinham um trabalhão para pedir desculpas aos vizinhos e consertar os estragos.

Quando Pelé tinha uns seis anos, a vida ficou difícil porque seu pai, Dondinho, fraturou um joelho e parou de jogar futebol temporariamente. "Passamos dificuldades financeiras, e eu, para ajudar a família, fui engraxar sapatos. Mas graças a Deus nunca passamos fome."

pelé

ALEGRIA
Pelé nasceu um ano após o início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, que durou até 1945. O planeta ainda viveu outras guerras terríveis, como a do Vietnã. Mas Pelé deu alegria à humanidade, com seu futebol-arte.
Fonte Uol

Um comentário:

  1. Você sempre iluminando nossos espíritos com suas matérias,adoro menino maluquinho ,lia pro meu filho mais velho e hoje leio pro meu de 14 e ainda me emociono,como é linda a pureza das histórias de Ziraldo,e você nos relembrando bons tempos...muito bons...beijos.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss