segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Depressão e Doenças Auto Imunes

O peso da depressão sobre o corpo

Pesquisas recentes sugerem relação entre doenças autoimunes, infecções e transtornos de humor
Quando o nosso organismo sofre uma agressão por bactérias, protozoários ou vírus, as células de defesa preparam uma resposta à altura. Em pessoas com transtornos de humor, como a depressão, a resposta pró-inflamatória é tão exacerbada que pode reduzir nossa tolerância imunológica e favorecer o desenvolvimento de doenças autoimunes, como esclerose múltipla e lúpus. Apesar de não ser comprovada a relação direta e a causalidade entre essas doenças e a depressão, a ligação existe e pode ajudar na hora de tratar ambas as morbidades.
“Existe um avanço que deve chegar à clínica nos próximos anos com relação à depressão, com tratamentos com drogas anti-inflamatórias. Alguns países na Europa já estudam isso. Essa abordagem também pode ser um tratamento para doenças autoimunes, visto que é preciso diminuir a resposta do indivíduo contra as próprias células”, explica o professor de imunologia e ciências patológicas da Universidade Estadual de Londrina, Emerson José Venâncio. Na Dinamarca, pesquisadores que estudam a associação entre transtornos de humor e doenças autoimunes verificaram que até mesmo infecções podem estar desencadeando esses distúrbios. No estudo publicado em agosto de 2013 no Journal of American Medical Association (Jama) Psychiatry, dos 92 mil dinamarqueses que apresentaram algum transtorno de humor, 39,13% também sofriam com severas infecções ou desenvolveram uma doença autoimune, em alguns casos manifestados antes dos transtornos psicológicos.
A pesquisa sugere também que as doenças autoimunes e as infecções podem ser fatores de risco para um futuro diagnóstico de transtorno de humor, como a depressão. De acordo com o pesquisador do Centro de Saúde Mental de Copenhagen, da Universidade de Copenhagen, e autor do artigo dinamarquês, Michael Benros, uma inflamação no organismo aumenta a permeabilidade da barreira entre o sangue e o cérebro, deixando-o mais vulnerável aos componentes imunes presentes no sangue, bem como a outras substâncias.
Relação com as autoimunes
Muitas doenças autoimunes já foram percebidas acompanhadas da depressão, segundo Michael Maes, pesquisador do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Deakin, na Austrália. No entanto, algumas se destacaram. A artrite reumatoide, esclerose múltipla, doença inflamatória do intestino e problemas cardiovasculares autoimunes são algumas delas. “Há uma grande prevalência de depressão nas doenças citadas, especialmente nos distúrbios cardiovasculares. Mas a depressão é também associada a outras doenças imunológicas, como Parkinson, Alzheimer, após Acidente Vascular Cerebral, enfarto do miocárdio, hemodiálise, câncer de mama e outras condições inflamatórias”, explica Maes, autor do artigo “Uma revisão dos caminhos do estresse oxidativo e nitrosativo na depressão profunda e suas possíveis contribuições para os processos neuro degenerativos da doença”, publicado em 2011 no Journal Progress in Neuro-Psychopharmacology & Biological Psychiatry.
Para o pesquisador dinamarquês, no entanto, as doenças autoimunes mais relacionadas com distúrbios psiquiátricos englobam ainda lúpus, doença celíaca, hepatite autoimune, Síndrome de Sjogren, além da esclerose múltipla. “A artrite reumatoide ainda não está associada ao aumento no risco de distúrbios de humor. Mas, em alguns indivíduos com artrite reumatoide e que também tiveram contato hospitalar com alguma infecção, houve aumento no risco de distúrbios de humor”, afirma Benros.

Novas possibilidades
Com base na resposta inflamatória que a depressão promove, tratamentos com antioxidantes, antibióticos e outros medicamentos que contribuem na anti-inflamação, têm sido estudados. O procedimento pode ser um auxílio também nos tratamentos para as doenças autoimunes. “Antibióticos como o minociclina, com propriedade anti-inflamatória, antioxidantes como o N-acetilcisteína (NAC), ou a curcumina, estatinas, aspirinas e bloqueadores de TNF são alguns dos caminhos futuros”, analisa o psiquiatra Michael Maes.
Doenças autoimunes
Influências ambientais, escolhas alimentares, estilo de vida e base genética são fatores que podem desencadear uma doença autoimune. Esclerose múltipla, diabete e artrite reumatoide são algumas das principais representantes deste grupo, e surgem quando o sistema imune muda sua função original, de proteção do organismo, para a destruição de células e tecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss