terça-feira, 23 de agosto de 2011

Conhecendo a Serra do Rio do Rastro

Lá estavamos. Eu, meu irmão e minha mãe,passeando rumo a cidade de Lauro Muller{SC}.A intenção era conhecer a famosa Serra do Rio do Rastro que pertence a este município.No trajeto, lembrei, que meu imão havia me dito: "essa serra é tão tortuosa que , ao se fazer uma curva de carro, quase se enxerga a placa de trás"..
Valeu  o lindo passeio, Amei e curti muito..Super obrigado Mano!!!Meu carinho


À medida que subíamos seus doze quilômetros, o paredão rochoso ficava maior, mais impressionante e imponente. A estrada, com sua linhas tortuosas, é muito linda. Sempre acompanhada de um lado por uma


 vegetação densa e exuberante com paredões íngremes e do outro, a visão, lá embaixo, de um rio pedregoso e de água transparente.No início do século os tropeiros da serra levavam dias viajando no lombo de burros, por este percurso, para chegar ao litoral. Hoje, bem sinalizada, asfaltada e segura, é fácil percorrê-la.









Parávamos constantemente nos "refúgios" para apreciar os desfiladeiros, tirar fotografias e ficar observando as manobras dos caminhões vencendo lentamente a subida, redesenhando continuamente o relevo do Planalto Catarinense, como se fosse um rastro de uma serpente. Embora eu não tenha visto a minha placa traseira, a sucessão de curvas sinuosas eram, de fato, muito fechadas e exigia muita concentração. Era um bom teste de habilidade.


A Serra do Rio do Rastro é, indiscutivelmente, um espetáculo.Por mais que o viajante se prepare, é impossível não se surpreender com a estrada.Não é a distancia que surpreende, e sim os verdadeiros zigue-zagues das curvas e, sobretudo, a beleza estonteante dos cânions e das cachoeiras que se descortinam na vista lá do alto.


Algumas Curiosidades..
Como funcionava os Correios na serra do Rio do Rastro
                                                                   Obras em 1955
Correspondências eram entregues por meio de mulas pela serra graças ao desbravador Tobias Gonçalves Padilha.

Em 1942 não havia na serra do Rio do Rastro uma construção asfáltica que pudesse acelerar as entregas de correspondências para os cidadãos da serra catarinense, foi então que entrou em ação o grande desbravador dos mensageiros da serra, o Senhor  Tobias Gonçalves Padilha o “Estafeta da Serra” (Mensageiro da Serra) como era conhecido.

Suas histórias são recheadas de emoções e aventuras quando fazia o percurso, que durava vários dias na serra do Rio do Rastro trazendo a correspondência, encomendas e telegramas.

                                                        Estrada em janeiro de 1945

Conta seu Tobias:

Levava em torno de um dia para buscar as mulas na localidade da Barrinha para viajar no dia seguinte. A cada cinco dias ele descia a serra e utilizava apenas duas mulas para lhe acompanhar em sua incansável tarefa e chegava a seu destino somente 10hs depois por volta das 19hs.
Havia muitas dificuldades em realizar o trabalho, as vestimentas eram as botas, a capa e o uniforme amarelo do Correio semelhante aos usados nos dia de hoje.
A sua viagem era solitária, levava seu lanche e fazia uma parada para sestear e esquentar o peito com a típica cachaça na localidade de Serro pelado. Em seu trajeto encontrava algumas tropas de gados e porcos, que levavam charque e queijo para as regiões litorâneas e sentido a São Paulo, precisamente o município de Sorocaba, de onde traziam diversos mantimentos para o alto da serra como: açúcar, farinha e tecidos. Em suas decidas e subidas era comum utilizar um desvio pela serra do Oratório, no qual facilitava seu percurso de acordo com o tempo. O tempo bom era um fator determinante para o bom andamento de sua atividade. Seu Tobias enfrentou muitas tempestades, ventos fortíssimos, neve e a perigosa serração que dificultava muito a visão, pois não enxergava o caminho e tinha que se guiar apenas pelas pedras da estrada.
Em seu trajeto existia poucas moradias e apenas dois comércios, o que complicava muito em dias de tempestade. Conta ele ainda, que por três vezes foi impedido de subir por causa das enchentes em baixo da serra, então pernoitava na casa do seu amigo Chico Leandro que o hospedava e sedia um terreno para as mulas ficarem, próximo a “caixa do carvão”. Serra Do Rio Do Rastro - Lauro Müller (sc)Outro fato interessante em uma das suas viagens foi quando encontrou uma cigana que lhe falou que no final de sua vida ele teria melhores condições e que todo sofrimento ficaria para ele contar para seus filhos e netos.
Chegou a subir com 60 malas, as quais entregava para o Sr. Juventino José Velho que era quem lavava as correspondências ate o município de São Joaquim.

Seu Tobias conta também que não sentia saudades daquela época onde enfrentou muitas dificuldades e quase desistiu mais ai veio uma promoção chamada na época “guarda fios”. O que o levou a continuar.
fnm serra rio do rastro
Serra do rio do rastro, dois D11.000 com reboque de carregar madeira.
Muito comum na década de 50 e 60


Enfim, questionado o que mais lhe fez feliz, seu Tobias respondeu sem pestanejar: “Com toda certeza foi ser abençoado com meu casamento. Minha esposa foi à fortaleza quando mais precisei. Serei eternamente grato a minha amada”.
Mano sempre Alegre!!!!
Seu Tobias nasceu em Bom Jardim da Serra em 02 de Novembro de 1915 e faleceu recentemente em 10 de Maio de 2010, na cidade de Lages, vítima de câncer. Um café localizado no mirante da serra do Rio do Rastro foi batizado de “mensageiro da montanha”, em sua homenagem.
create avatarAliás, um lugar que eu adorei, super aconchegante e o atendimento feito com muito carinho.A decoração é linda!!! O proprietário educado e simpático, para quem é doido por Internet como eu, rede wireles a disposição.Cafés deliciosos.....



Neste Mirante tem vários Quatis doidos por comida!!!
Quatis ( Nasua sp. ), na Serra do Rio do Rastro / SC ©Germano Schüür
Retorna ao Sumário

COLUNA WHITE - Excursão virtual pela Serra do Rio do Rastro - SC
Já dizia Raul Seixas, "Sonho que se sonha só, é só um sonho que se sonha só, mas um sonho que se sonha junto é realidade".


3 comentários:

  1. Ah pois eh... Não gosto muito dessa serra não... muitas curvas eu enjoou... hehehehhe
    Beijos da Rubi!!!

    ResponderExcluir
  2. ahhahah Imagino..Mas eu adorei não tive problemas..Curti MUito.Quero voltar!!!Lindinha muitos aubjossss

    ResponderExcluir
  3. Lindas as fotos. Estamos planejando mais este passeio. A pouco estivemos n Serra da Serpente. Parabéns

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss