sábado, 28 de maio de 2011

Eu Vou...Imagens históricas de Arthur Wischral no Museu da Fotografia


Parte da coleção de negativos em chapas de vidro de Arthur Wischral, uma das mais importantes do acervo municipal, poderá ser conferida na exposição “Documentos de um Olhar” que inaugura na próxima quarta-feira (1º), no Museu da Fotografia de Curitiba. 
Painéis com 94 imagens sugerem uma viagem pelo tempo, permitindo que o visitante contemple cenas históricas de Curitiba e de outras cidades paranaenses, ao lado de registros do cotidiano do século 20, no período entre 1910 e 1964.
A mostra, que alimenta o conhecimento sobre as raízes curitibanas, segue a proposta da Fundação Cultural de Curitiba de divulgar e preservar o patrimônio artístico e cultural da cidade.
principal
Obras de urbanização da Praça Tiradentes em 1934 para preparação da base para a construção da estação de bondes.
O fotógrafo – Filho de imigrantes alemães, Arthur Wischral nasceu em 1894 e registrou por mais de 50 anos os momentos marcantes da evolução de Curitiba e do Paraná, documentando o cotidiano da cidade, sua urbanização, obras ferroviárias, a agricultura, o homem do interior e do litoral. Desde o início da década de 1910, já trabalhava como repórter fotográfico, carreira na qual se firmou como um dos mais importantes profissionais do país, desenvolvendo trabalhos também no Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia.
principal
Vista Parcial da Rua XV de Novembro. Foto tirada do cruzamento com a Alameda Dr. Muricy. Aparece à esquerda a Foto Brasil. Ao fundo vê-se a Praça Osório. Pode-se ver os seguintes estabelecimentos comerciais e placas de publicidade: [à esquerda] Casa Cila, Item e A Preferida; [à direita] Singer, Panificadora Beberi e loja Maraba. 
foto_arthur_wischral_parana_brasil2.jpg
Contratado pela Rede Paraná – Santa Catarina, com a finalidade de documentar obras nas estradas de ferro, Wischral sempre foi além do mero registro e desafiava o perigo para representar, por meio da fotografia, a realidade dos ferroviários. A paisagem é tema recorrente em sua obra. Ele fotografou os campos, as serras e a vida nas pequenas cidades do interior.  Com olhar sensível, mas também aguçado e imbuído do espírito de repórter fotográfico, Wischral registrou a gradual ocupação dos arredores de Curitiba, revelando a inevitável transformação urbana da cidade.

Centro Cultural Solar do Barão, em Curitiba
SERVIÇO

Local: Museu da Fotografia de Curitiba – Solar do Barão
Endereço: Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro
Data e horário: de 1º de junho a 3 de julho de 2011 – de terça a sexta-feira, da 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das
12h às 18h
Preço: Entrada franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss