quinta-feira, 10 de junho de 2010

Saiba como surgiu o Dia dos Namorados...









As comemorações do Dia dos Namorados possuem várias explicações possíveis: baseadas na tradição cristã, romana e pagã.Tomemos a mais comum : tradição cristã – o DIA DE SÃO VALENTIM
A história começa no Século III, em Roma, época do imperador Cláudio II, que queria constituir um exército grande e forte, mas não conseguiu atrair soldados porque os homens não se dispunham a abandonar as suas mulheres e famílias e partirem para a guerra.
Blogue de jmgs :Recordar o passado, Dia dos Namorados
Cláudio II acreditava que os jovens, não tendo família, alistariam-se no exército com maior facilidade. A partir desta idéia estavam proibidos novos casamentos.
No entanto, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Seu nome era Valentim e as cerimônias eram realizadas em segredo.
CARTÃO DO DIA DOS NAMORADOS DATADO DE 1910
A prática foi descoberta pelo imperador e Valentim foi preso e condenado à morte.
Enquanto estava preso, muitos jovens mandavam flores e bilhetes dizendo que  ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que deram mensagens ao bispo estava uma jovem cega: Assíria, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim.
Os dois acabaram se apaixonando e ela, milagrosamente, recuperou a visão. O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura, “De seu Valentim”, expressão que deu origem  à comemoração do dia dos namorados em todo o mundo : DIA DE SÃO VALENTIM ou VALENTINE´S DAY
Valentim foi decapitado em 14 de Fevereiro de 270 D.C. Com o tempo, o dia14 de Fevereiro ficou marcado como a data de troca de mensagens amorosas entre namorados, sobretudo na Inglaterra e na França – e, mais tarde, nos Estados Unidos. Neste último país,  os cartões de São Valentim já eramcomercializados no início do século XIX.



Apesar de usualmente comemorado no mundo no dia14 de fevereiro, NO BRASIL adata é comemorada no dia 12 de Junho , como DIA DOS NAMORADOSpor ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, Santo português com tradição de casamenteiro, provavelmente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar que era combatida pelo Catarismo. O casamento – em queda na Idade Média – gerava filhos que a seita cátara condenava .
No Japão existem dois dias dos namorados. O primeiro é 14 de fevereiro, quando as mulheres dão presentes e chocolates para amigos, namorados e afins. E no dia 14 de março: vez dos homens retribuírem o presente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss