quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Carnaval No Brasil...


carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, no início da colonização, com o chamado Entrudo — palavra que vem do latim introitus e que designa as solenidades litúrgicas da Quaresma — por influência dos colonizadores portugueses das Ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde.



O Entrudo, festejado até a Primeira República, nada tinha a ver com o carnaval de hoje, a não ser pelo seu caráter popular. Consistia em algumas brincadeiras de mau gosto, como lançar, sobre os outros foliões, baldes de água, esguichos de bisnagas e limões-de-cheiro – feitos ambos de cera –, pó de cal — que poderia até cegar as pessoas atingidas -, vinagre, groselha ou vinho e até outros líquidos que estragavam, sujavam ou tornavam mal-cheirosas as roupas dos foliões. Essas brincadeiras, apesar da sua estupidez, eram toleradas e até bem vistas pelo imperador Pedro II. A nobreza chegou a aderir, tornando o Entrudo uma festa que acontecia não só nas ruas como na Quinta da Boa Vista e em seus jardins.
Bloco de carnaval de rua
Bloco de carnaval de rua da década de 50
Entre 1870 e 1890, o Entrudo foi sendo substituído pelos bailes em clubes e desfiles nas ruas, com fantasias inspiradas em modelos europeus e as alegorias importadas da Itália. Seu desaparecimento foi gradativo, pois nem todos os foliões tinham posses para freqüentar os bailes dos clubes, que eram pagos e feitos em teatros. A partir desse momento as festividades começaram a ser divididas em dois tipos distintos de comemoração: uma feita pelas classes mais ricas nos bailes de salão, nas batalhas de flores, nos corsos e desfiles de carros alegóricos; outra, feita pelas classes mais pobres, nos maracatus, cordões, blocos, ranchos, frevos, troças, afoxés e, finalmente, em 1928, quando surgiu a Estácio de Sá, a primeira escola de samba, que ganhou esse nome por ser uma escola que ensinava samba.
Carnaval Antigo...Bons Tempos....
"O carnaval de antigamente era para o povo, famílias inteiras participavam dos blocos,  havia coretos em praticamente todos os bairros com bandinhas tocando as marchinhas e todo mundo, de criança a idosos, podia participar da folia, pois gastava-se pouco dinheiro e havia muita alegria e respeito; e lógico, não existia essa violência, no máximo eram batedores de carteiras"
andredecourts foton från 2006-02-25
O Bola Preta é o bloco de carnaval mais antigo da cidade, tendo saído a primeira vez em 1918. O que poucos sabem é que o bloco foi criado a partir de um racha do Clube dos Democráticos.
Desde então o bloco, foi fazendo história com desfiles antológicos que arrastam multidões pelas ruas do Centro, sempre bem cedo no sábado de Carnaval, além de bailes em sua sede, na Cinelândia.
Nessa foto vemos o estandantarde do bloco e alguns foliões no Carnaval de 1924, em plena Cinelândia.
carnavalantigo4.jpg image by atrasdamoita
Carro alegórico da época!!!ahahah Adoreiii
Bookmark and Share



Um comentário:

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss