quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Lindos e Fofos...Ursos de Pelúcia....Como surgiram Heim????

Qual a origem do ursinho de pelúcia?
Quem aí não tem um ursinho de pelúcia? Todas as crianças têm um ursinho predileto, aquele que dorme juntinho na cama, que escuta os seus segredos, considerado um grande amiguinho, não é mesmo?

1918
No fantástico universo dos brinquedos, um tipo se destaca pela  fofura e por ser presença certa na história e na vida de toda criança, principalmente das meninas. Estamos falando do ursinho de pelúcia.

A INVENTORA:
A sua fundadora Appolonia Margarethe Steiff, nascida a 24 de Julho de 1847 em Giengen an der Brenz na Alemanha, foi a mais nova de um total de 3 filhas. O pai Friedrich, gerente de obras, foi igualmente proprietário de uma loja de bricolage onde a mãe Maria Steiff trabalhava. Ainda na infância, Margarete foi diagnosticada com poliomielite ficando com o braço direito e ambas as pernas paralisadas. Independentemente deste fato, Margarete foi uma criança feliz e lutadora. Continuou a frequentar a escola, concluindo a sua formação como costureira. Mais tarde, as irmãs Paulinas e Marie abriram uma loja de costura. 

Margarete e o famoso urso Teddy Bear
Trabalharam 8 anos juntas na loja até as irmãs mais velhas terem deixado a cidade, continuando Margarete sozinha a trabalhar e gerir a loja.

Margarete Steiff Costurando

O COMEÇO:
Em 1879 Margarete Steiff encontra dentro de uma revista de moda um modelo para uma almofada de agulhas com a forma de um elefante. Margarete decide então reproduzir para as suas melhores amigas estes elefantes em feltro. Mas em vez de serem usadas como almofadas para agulhas, os filhos das suas amigas começam a utilizar os “elefantezinhos” para brincar, surgindo desse a ideia de fabricar brinquedos de pelúcia. 
Ao lançar o urso de pelúcia jamais imaginaria que causaria uma revolução nas brincadeiras infantis, pois já existiam bonecas de porcelana, mas não davam pra brincar com elas por serem frágeis, então o elefante de pelúcia acabou virando sucesso imediato por ser macio diferente dos outros brinquedos. Em 1902 Richard seu sobrinho começa a trabalhar durante horas num projeto para criar o primeiro urso com pernas e cabeça móvel dando-lhe o nome de Urso PB 55 (55 cm).

Margarete Steiff em pelúcia

 Existem algumas versões para a origem dos queridos ursinhos. Uma delas dá conta de que o urso de pelúcia teria sido inventado no século 19, nos Estados Unidos

Segundo relatos históricos, o famoso teddy-bear norte-americano foi criado quando o então presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, se recusou a participar de uma caçada de ursos no ano de 1902. A iniciativa do presidente levou à criação dos ursinhos de pelúcia, que foram batizados de teddy-bear em homenagem a Roosevelt, que era apelidado de Teddy pelos amigos próximos

Uma outra versão da história, diz que o presidente Theodore Roosevelt teria sim participado da caçada, mas teria se recusado a matar um urso, fato que foi amplamente divulgado pela imprensa norte-americana.


Theodore Roosevelt.


Essa história do presidente inspirou o lojista Morris Michtom, que acabou criando o urso de pelúcia. O sucesso do brinquedo foi tão grande que o comerciante abriu a Toy Company, uma das maiores empresas de brinquedos do mundo.

Com o tempo, os ursinhos de pelúcia foram evoluindo e se tornando cada vez mais fofos e reais.



A Evolução da Fabricação no Brasil




A evolução no Brasil também acompanhou o ritmo e a qualidade das americanas. Ao surgir no país, por volta de 1950, os bichos eram de algodão flanelado, feitos em baixa escala por pequenas fábricas, com enchimento de palha de madeira.

Por volta de 1956 foi iniciada a produção de ursos com pele legítima de carneiro, substituindo assim o tecido de aspecto felpudo. Em seguida, foi desenvolvida a pelúcia sintética que veio substituir a pele de carneiro e era chamada de pelúcia sintética de rayon, também conhecida como “Astrakan”.

Este tipo de pelúcia já era usado em países como Alemanha e Estados Unidos e deixavam os bichos de pelúcia com um aspecto mais peludo.
Em 1967, começou a ser produzida no Brasil a pelúcia acrílica que fazia o produto ficar com um aspecto mais natural. O processo de produção começou a ser automatizada com a aquisição de uma máquina a base de ar comprimido para encher o produto com um material chamado estiropor expandido em forma de bolinhas – o famoso “isopor”, que veio substituir a palha de madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss