sexta-feira, 28 de junho de 2013

Curitiba e suas Árvores de Cerejeiras

Começa a florada das cerejeiras em Curitiba

José Nascimento
As flores embelezam e alegram as ruas e praças da cidade
As cerejeiras costumam florescer no finalzinho do inverno. Mas, em Curitiba, por conta da variação climática, muitas árvores anteciparam o período de floração. Os motoristas e pedestres mais atentos já encontram árvores cobertas de flores rosa no bairro do Boa Vista, especialmente na avenida Anita Garibaldi. Na região do Pilarzinho, na rua João Tschannerl, uma árvore, todos os anos, se destaca (foto).
As cerejeiras de Curitiba foram plantadas em 1991, quando foi inaugurado o Jardim Botânico, que ganhou um corredor especial com as plantas. As mudas excedentes ganharam algumas das principais ruas da cidade, como a Pasteur, a XV de Novembro, Sete de Setembro, avenidas Iguaçu e Anita Garibaldi, além da Praça do Japão.
Praça do Japão
Lá se vão mais de 20 anos e a cidade, que foi “importadora” de mudas de cerejeira,  já produz, mesmo que em pequena quantidade, as belas plantas no Horto Municipal da Barreirinha.
A cerejeira é a flor nacional do Japão e simboliza a deusa Konohana Sakuya Hime  (que significa Princesa da Floração).  As flores têm tons variando do branco ao rosado e levam milhares de pessoas aos parques, proporcionando um verdadeiro espetáculo aos olhos. Esta é uma prática secular chamada “hanami”, que já foi difundida nas principais colônias japonesas do Brasil, localizadas nos estados de São Paulo e Paraná.
Quem é mais ligado às tradições orientais pode, com os devidos cuidados, fazer um chá com as flores curtidas da cerejeira que, dizem, traz sorte para quem está casando. São as flores de cerejeira gerando felicidade. Em Curitiba, floridas nas ruas, já estão alegrando muita gente.

Jardim Botânico Curitiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss