quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Curitiba também tem Tradição em Bares!!!

Curitiba tem Bares em Atividade desde o início do século XX

Fundado em 1904, o Bar Stuart é o mais antigo em atividade na cidade.
Casa Velha (1928) e Bar Palácio também integram lista da velha guarda.

Aberto desde 1904, o Bar Stuart é o mais antigo em atividade de Curitiba (Foto: Fernando Castro/G1)
                                                  Bar Stuart é o mais antigo em atividade de
                                                                            Curitiba 

“O Rio é o mar. Curitiba, o bar”. A frase é do já falecido poeta curitibano Paulo Leminski e retrata, além do posicionamento geográfico das duas capitais, um costume peculiar de lazer de curitibanos em qualquer tempo – o bar. Leminski, aliás, era um dos frequentadores mais recorrentes do Bar Stuart, o mais antigo em atividade na cidade e referência de longevidade no setor.
Se o Stuart, fundado em 1904, ostenta o título de mais antigo, pelo menos outros dois estabelecimentos que datam do primeiro terço do século XX também permanecem abertos ao público, que se renova, mas aprecia as tradições dos veteranos do ramo. São eles: o Casa Velha (1928) e o Bar Palácio (1930).

À exceção do Casa Velha, localizado no bairro Abranches, região norte de Curitiba, os outros estão no centro da cidade. Reflexo de uma capital que teve no eixo central o seu desenvolvimento.


Casa Velha mantém a mesma fachada do início
do século XX

O Casa Velha mantém a mesma fachada do início do século XX (Foto: Fernando Castro/G1) 

Bar Stuart 
   

Aberto desde 1904, o Stuart é comandado há 61 anos pelo italiano Dino Chiumento, de 75, que chegou ao Brasil em 1949 e se considera satisfeito pela vida passada atrás do balcão. O bar nem sempre ficou no mesmo local, tendo passado por duas sedes até que se fixasse na esquina da Praça Osório com a Alameda Cabral em 1954, já sob administração de Dino.
Além de Leminski, que tinha mesa cativa na entrada do bar, outros artistas, jornalistas e políticos de renome passaram (e ainda passam) pelas mesas do Stuart.

 

Um dos chamarizes do Stuart, e segundo Dino o prato mais vendido do bar, são os testículos de touro. A ideia foi de um fazendeiro do interior do estado, que levou 10 kg da exótica carne para os clientes experimentarem. “Nós não contamos o que era e o pessoal adorou, quando vieram perguntar só que nós contamos”, lembra o italiano, que admite nunca ter provado a receita, servida à milanesa, ao molho, e ao alho e óleo.


Casa Velha 



Não é apenas o nome. Desde 1928 o bar está na mesma casa de madeira do bairro Abranches, ao lado do cemitério da região. Esse, aliás, é uma das razões pelas quais os clientes antigos seguem frequentando o bar, de acordo com o atual proprietário, Aluísio Fernando Mickosz. O Casa Velha foi aberto por um primo do pai de Aluísio, mas a administração familiar passou por um hiato até 1991.O bar ainda trocaria algumas vezes de mãos até que, por acaso, surgiu a oportunidade para que o Casa Velha voltasse a ser da família Mickosz.
 
A administração do Casa Velha é essencialmente familiar. Além de Aluísio e a esposa, três sobrinhos, a irmã, uma prima e a mãe também fazem parte da equipe que toca o Casa Velha. Um fator que, segundo o dono, agrada a clientela e cria vínculo
 

Bar Palácio

O Bar Palácio é um bar-restaurante que já mudou de casa algumas vezes, mas continua com as mesmas características desde 1930. O primeiro endereço foi em frente ao Palácio do Governo do Paraná, por isso o nome. é ponto de encontro de clientes antigos, artistas, jornalistas e famílias, que ajudam a preservar a imagem de um ambiente familiar de dia e boêmio à noite. 

Cardápio::As carnes são o atrativo do cardápio, sempre muito bem servidas e com porções que as acompanham. A especialidade da casa é o churrasco paranaense, que vem acompanhado de arroz, farofa e salada de cebola. E não há como visitar o bar sem pedir um Mineiro com Botas, sobremesa de goiabada, queijos e ovos que dispensa apresentação, tem que provar. Sexta e Sábado fecha somente às 3h e o bar se torna uma boa opção para comer de madrugada.



:


O Bar Stuart fica na Praça General Osório, 427, Centro.
Abre de segunda a sexta, das 9h às 23h. Sábados, das 9h às 20h. Domingo, das 11h às 15h.
            (41) 3323-5504      
O Casa Velha fica na Rua Mateus Leme, 5981, Abranches.
Abre de segunda a sexta, das 15h à 1h. Sábados, das 10h à 1h.
            (41) 3354-4050      
O Bar Palácio fica na Rua André de Barros, 500, Centro.
Abre de segunda a quinta, das 19h à 1h30. Sextas e sábados, das 19h às 3h.
            (41) 3222-3626      

2 comentários:

  1. Então Sheila, cria vergonha e, da próxima vez que eu for para Curitiba, tanto vc como o Jesuan, ve se animam e me levam nestes locais todos. Dessa vez, deixarei vcs pagarem a conta. Estou entendendo que já se trata de um compromisso, portanto, vou cobrar!

    ResponderExcluir
  2. ahahah Randal você não vai acreditar, até comentei com o Jesuan. Quando o mano vier vamos conhecer estes bares. Eu ainda não fui.
    Combinadíssimo!!!! Fica tranquilo a conta é por conta do cunhado!!!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss