quarta-feira, 13 de abril de 2011

Era uma vez uma Harley Davidson....

Como Surgiu a Harley-Davidson..
Em 1903 dois amigos criariam um simbolo americano e um dos maiores símbolos de liberdade para todos!
Foi em 1903 na cidade de Milwaukee nos Estados Unidos, dois jovens, resolvem instalar um motor num quadro de bicicleta, com a intenção de se locomover mais rapidamente e mais comodamente nas subidas. Estes dois jovens se chamavam Arthur Davidson e William S. Harley e certamente não sabiam que acabavam de criar um dos meios de transportes mais utilizados do mundo e uma das marcas mais cobiçadas pelos amantes de motocicletas, a Harley-Davidson.
A LENDA POR TRÁS DA LENDA

















A lenda diz que o carburador da primeira H-D era feito de uma lata em conservas, o que não agradou em nada o primeiro cliente da marca, já que a moto era uma falha completa. Mas isso foi resolvido adaptando um motor de 400cm³, nitidamente mais potente do que o primeiro, desta vez foi o quadro que manifestou problemas. Sem saber, Arthur e Willian chegaram à harmonia entre quadro e motor, uma regra válida até hoje para todos os tipos de motocicletas.
De surpresas desagradáveis a progressos encorajadores, os dois amigos, instalados no seu local de trabalho de 8 m², conseguiram finalmente construir a sua primeira e verdadeira máquina: tinha nascido à lendária Harley-Davidson Silent Gray Fellow. O motor de um cilindro inclinado de 410 cm³ que desenvolvia 3 cavalos estava equipado com uma válvula de admissão automática e com uma transmissão de correia. Produziram-se três exemplares, todos cinzentos.
A partir de 1907, a Harley-Davidson, contava com os primos William e Walter Davidson, e começa a sair do estado natal de Wisconsin. São produzidas pelo menos cem maquinas por ano. A fim de fazer a demonstração da qualidade das motos, Walter Davidson inscreve-se em competições e no mesmo ano sai vitorioso numa famosa corrida de resistência organizada pela Federation of American Motorcyclists, e nela bate o recorde percorrendo 300 Km com menos de 5 litros de combustível. Finalmente, o reconhecimento vinha agora da policia americana, que começa a equipar-se com motos Harley-Davidson. Nesta época a moto Harley-Davidson já contava com um “protópico” do que seria o primeiro V-Twin, que veio a ser construído em 1909 associado a duas outras iniciativas na época: o acelerador de punho rotativo e a forquilha em paralelogramo, precursora daquela que se tornou celebre Springer.

SÍMBOLO DO SONHO AMERICANO A partir deste momento, às cilindradas vão suceder-se e as inovações técnicas multiplicar-se: o motor bicilíndrico de 1000 cm³, o monocilíndrico de 600 cm³, a famosa válvula de escape lateral, o selim suspenso, a caixa de duas velocidades (depois três) e um sistema de lubrificação automático.
Embora em 2009, uma Harley-Davidson esteja muito afastada da imagem de motocicleta esportiva, foi neste terreno que a marca provou a sua confiabilidade e a eficácia das soluções técnicas no seu tempo.
A princípio utilizada pelos americanos da classe média, as Harley-Davidson tornaram-se, depois da II Guerra Mundial e de uma utilização maciça na política e no exército, o símbolo do Sonho Americano. Os soldados americanos de regresso da campanha européia e que continuavam a circular em grupo com as suas Harley desempenharam um grande papel na imagem da marca e dos seus fãs.
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Depois de Pearl Harbor, a Harley especializou-se em construir motos de uso exclusivo militar, sendo algumas delas equipadas com "side-cars" tão sofisticados que possuíam armas automáticas acopladas. Não era a primeira vez que a Harley-Davidson havia entrado em combate. Em 1916, o presidente Wooddrow Wilson havia enviado "Black Jack" com uma Harley para acabar com Pancho Villa na fronteira mexicana. E quando os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial, a Harley foi importante parte da história, pois um soldado americano e sua Harley-Davidson foi o primeiro a entrar em território alemão.

No período da Depressão, as vendas cairão em 20%, fazendo com que a empresa tivesse que mudar a cor original das motos, do verde oliva para cores mais atuais, como algumas combinações de duas cores no tanque ou algumas em sólidas cores art-deco, fazendo com que a empresa se adaptasse melhor ao mercado.
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Após o término da Segunda Guerra Mundial, o mercado americano emergiu e todos aqueles que haviam lutado se tornaram os principais compradores de Harley's, pois desejavam vivenciar o espírito da Harley como civis. A Harley-Davidson fortaleceu-se ainda mais, quando em 1954 outra grande empresa de moto faliu. Os anos 50 foram tomados pelo espírito das motocicletas H-D. Houve uma grande procura dos meios de comunicação da época, pois a imagem dos motoqueiros era, além de muito boa, também forte, fazendo com que se tornassem o centro das atenções das massas. Mas foi com o filme "The Wild Ones", com Marlon Brando, que esta imagem se transformou, e então os motoqueiros passaram a ser vistos como foras-da-lei, beberrões e arruaceiros.
 
IMAGENS DE UMA LENDA
1903. Primeira sede da Harley-Davidson
1903

1905

1911, já com 1000cc

Ralph Hepburn em 1922

1929. Modelo de combate com Side-car

Outro modelo de combate

1942. Preparada para a guerra

1952. Saem as cores militares para entrar cores mais comerciais

Marlon Brando foi herói ou vilão dentro da história da H-D?

Fonte: Wikipedia, H-D Brasil, Revista Dream Bikers e Lojamotos

Aí vai uma seqüência de fotos mostrando a evolução das Harley Davidson.













*Mototerapia: uma boa viagem, limpa sua mente, restaura a fé, e te mostra a beleza da vida.
*"A felicidade não está na estrada que leva a algum lugar. 
A felicidade é a própria estrada"
Bob Dylan


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