quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Ipês Roxos




As floradas de ipê roxo surge em grandes buquês. Suas flores em formato de tubo e de perfume suave atraem beija-flores e insetos. A espécie é nativa do Brasil.


Em Presidente Prudente, a 558 km de São Paulo, os ipês começaram o show primeiro. As ruas da cidade estão cor-de-rosa. A florada surge em grandes buquês. O leve perfume e o formato em tubo das flores são para atrair visitas. O bico dos beija-flores encaixa bem e suga o néctar que alimenta outros pássaros e insetos.
Os ipês roxos florescem no tempo seco e frio, quando cai a maior parte das folhas. Para quem passa pelas calçadas ou trabalha perto deste privilégio, é difícil não parar.
Em Taubaté, no Vale do Paraíba, os ipês também estão lindos. São de uma espécie que pode chegar a até 35 metros de altura.
Existem mais de 20 espécies de ipês, mas nesta época do ano o roxo predomina. Para a estudante Celina Lucena, da Venezuela, a florada dos ipês surpreende. Ela não conhecia a planta, pois ela é nativa do Brasil.
ipê_rosa_32
Em São Paulo, a florada está começando agora. É uma das árvores de preferência do início do paisagismo da cidade nos anos 50 e foi muito usada em cemitérios pela beleza e resistência.
Mas é comum encontrar a espécie em jardins de grandes empresas, praças e em calçadas, já que as raízes não são muito invasoras.
Tem até ipê que é de estimação, como no bairro do Brooklin, na Zona Sul da capital paulista.Ele foi plantado por uma moradora, que aprecia o velho companheiro da varanda. A velha árvore está cercada de outras plantas que florescem com o frio - há uma parede cheia de vasos de bromélias e de orquídeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss