terça-feira, 31 de agosto de 2010

Descubra seu tipo de Personalidade???

Achei super interessante este artigo....Tipo de personalidade. E gostei do teste também.
Fonte.....
C. G. JungVocê sabe quem você realmente é? Reconhecer o seu tipo de personalidade poderá mudar para sempre a forma como você se vê e afetar todos os aspectos da sua vida. Descobrir o seu tipo de personalidade poderá ajuda-lo nos seus mais diversos relacionamentos - como no casamento, educação dos filhos ou ainda na escolha de uma carreira.


As pessoas apresentam uma grande variedade de comportamentos e formas diversas de ver o mundo. Embora as pessoas sejam únicas, você concordará que algumas pessoas têm muito em comum entre si. O grande psiquiatra Suíço C. G. Jung (1875 - 1961) desenvolveu uma das mais completas teorias para explicar a personalidade humana. Jung verificou que o comportamento humano não é aleatório e sim previsível e classificável. O que ele chamou de tipos psicológicos são padrões na forma como as pessoas percebem e tomam decisões. Na teoria de C. G. Jung, toda a atividade mental consciente pode ser classificada em quatro funções mentais - duas funções perceptivas (Sensação e Intuição) e duas funções julgadoras (Pensamento e Sentimento). O que chega até a consciência, a cada momento, chega ou através dos sentidos (Sensação) ou através da Intuição. Ainda segundo Jung, para permanecer na consciência as percepções precisam ser usadas. Elas então são usadas, classificadas, analisadas e avaliadas pelas funções julgadoras - Pensamento e Sentimento.

Jung não via as diferenças de comportamento como resultantes de desajustes psicológicos, anormalidades ou impulsos desproporcionados. Em vez disso, disse Jung, as diferenças de comportamento, que nos parecem tão óbvias, são o resultado de preferências individuais na utilização das diversas funções e atitudes mentais básicas. Estas preferências emergem cedo na vida, formando o alicerce das nossas personalidades. Ainda segundo Jung, tais preferências logo se tornam o centro de nossas atrações e aversões por pessoas, tarefas e eventos durante toda a vida. Tipos Psicológicos, o trabalho de Jung publicado em 1923, descreve brilhantemente as suas classificações. Entretanto, a menos que você seja um sério estudante de tipologia psicológica, o livro provavelmente não será atraente ao leitor leigo.
Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers
Katharine Cook Briggs (1875 - 1968) e sua filha, Isabel Briggs Myers (1897 - 1980) encontraram as idéias de Jung em 1923 e iniciaram duas décadas de observação dos tipos psicológicos. O objetivo delas era criar uma ferramenta que indicasse, validasse e desse um uso prático ao trabalho de C. G. Jung sobre os tipos psicológicos. Jung afirmava que havia três escalas de preferências e oito tipos de personalidades; Katharine Cook Briggs e Isabel Briggs Myers determinaram, baseadas em seus muitos anos de estudos, que havia quatro escalas de preferências e dezesseis tipos distintos de personalidades.

No início dos anos 40, Katharine Briggs e Isabel Briggs Myers começaram a desenvolver o Myers-Briggs Type Indicator ou MBTI®, o indicador de tipos psicológicos que, nos dias de hoje, tem sido utilizado por milhões de pessoas no mundo todo.
Como Isabel Briggs Myers determinou, e a experiência tem verificado seguidas vezes, existem dezesseis tipos de personalidades, e cada pessoa se ajusta a um deles. Isso não quer dizer que todas as pessoas não sejam únicas, pois elas certamente são. Cem pessoas do mesmo tipo de personalidade em uma sala seriam todas diferentes porque elas têm pais, genes, experiências, interesses diferentes e assim por diante. Mas elas também teriam muito em comum!
Todos os tipos de personalidades são igualmente valiosos, com aspectos inerentes positivos e negativos. Não existem tipos melhores ou piores, mais inteligentes ou menos inteligentes, mais saudáveis ou doentes. O conceito de tipo de personalidade, ou simplesmente tipo, tem sido usado rotineiramente nos negócios por gerentes para motivar os seus empregados, para desenvolver equipes de trabalho mais produtivas e melhorar a comunicação. O tipo tem sido também muito usado por orientadores e terapeutas para ajudar indivíduos, casais e famílias a se entenderem e se comunicarem melhor. Centenas encontraram no tipo de personalidade uma forma inestimável de fazer melhores escolhas profissionais. E essas são apenas algumas das suas aplicações!

O vídeo a seguir apresenta os conceitos básicos do Myers-Briggs Type Indicator ou MBT





Descubra o seu tipo de personalidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss