sábado, 24 de abril de 2010

Mortos são detectados via luz das plantas

Mortos são detectados via luz das plantas

Cientistas canadenses criam técnica que detecta corpos enterrados usando apenas filmagens aéreas em luz visível, infravermelho e ultravioleta.
O método das imagens hiperespectrais foi testado com sucesso por professores e alunos da Universidade McGill, em Quebec, e poderia ajudar a polícia a resolver casos de pessoas desaparecidas e também revelar covas coletivas, como as de guerras e genocídios, de até centenas de anos.

Usando câmeras especiais, os pesquisadores mediram a variação de luz vinda do solo e das plantas e conseguiram encontrar 25 covas de animais em um zoológico da cidade.

 “O nome é complicado, mas imagens hiperespectrais são aquelas que mostram também as frequências acima e abaixo do que os olhos enxergam”, explica Andre Costopoulos, um dos líderes do projeto. “A radiação eletromagnética ao nosso redor nem sempre está sob forma de luz visível, mas, usando câmeras especiais, conseguimos ver uma gama maior”.

Luz revela cadáveres

O método funciona porque o decaimento dos corpos enterrados reflete nas plantas. Durante os primeiros cinco anos, mais ou menos, um corpo inibe o crescimento dos vegetais. Portanto, as plantas que crescem sobre essas covas recentes refletem menos luz visível e na região quase infravermelha.

Após 5 anos, no entanto, os corpos passam a agir como fertilizantes do solo, fornecendo nutrientes como nitrogênio e fósforo.Daí, as plantas sobre covas refletem mais de duas vezes a luz verde comparada a plantas que cresceram em outros terrenos. O aumento da luz refletida vem do aumento de clorofila, o pigmento que as plantas usam para realizar fotossíntese.

Fonte Info Plantão

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss