domingo, 21 de fevereiro de 2010

A Origem da Expressão “Uai”

mineiros
UAI...NÃO É UAI SÔ
Procurando o significado da riquíssima expressão "uai", observei que ela não existe no léxico formal da língua portuguesa.Precisamos viajar nos trilhos das antigas cidades históricas mineiras, para tentar uma aproximação e descobrir que "uai" significa algo como a manifestação da tranqüilidade do ser humano diante da vastidão do universo. Exemplo: "Parece que vai chover"."Uai, vai mesmo" - o que vale dizer: "Não adianta chorar, a chuva vai molhar e é bom ir procurando um guarda chuva e deixar as águas rolar!". Uai pode ser usado em vários contextos, mas é como manifestação do óbvio latente que exprime seu mais profundo significado. É tipo de expressão que retrata o bom mineiro que sossegado despreza complexas estruturas filosóficas em prol de uma vida tranqüila de natureza limpa e crua, cortada por árvores, montanhas, rios e flores. Além disso, por ser formada exclusivamente por três vogais, a expressão "uai" é bastante musical e agradável aos ouvidos.
Fotos Minas Gerais, Brasil - Cena de rua em Mariana
Cena de rua em Mariana  

ORIGEM DA PALAVRA UAI - Segundo a historia foi o presidente Juscelino Kubitschek que incentivou o odontólogo Dr. Silvio Carneiro e a professora Dorália Galesso, a pesquisar a origem da palavra "uai". Depois de exaustiva busca nos anais da Arquidiocese de Diamantina e em antigos arquivos do jornal "Estado de Minas Gerais", Dorália encontrou a explicação provavelmente mais confiável: Os Inconfidentes Mineiros, patriotas, mas considerados subversivos pela Coroa Portuguesa, comunicavam-se através de senhas, para se protegerem das autoridades policiais lusitana. Como conspiravam em porões de cidades antigas como Mariana e Ouro Preto, e sendo quase todos de origem maçônica, recebiam os companheiros nas portas dos esconderijos, com as três batidas clássicas da Maçonaria. Lá de dentro, perguntavam: quem é, e os de fora respondiam: UAI - que são as iniciais de União, Amor e Independência. Senha e palavras que foram respeitadas pelos lideres e heróis da inconfidência como Felipe dos Santos e Tiradentes. Só mediante o uso da palavra "Uai", a porta seria aberta aos visitantes. Terminada a revolta da Inconfidência Mineira sobrou a senha, que acabou virando costume entre as gentes das Alterosas. Os mineiros assumiram a simpática palavrinha e, a partir de então, a incorporaram ao vocabulário cotidiano, quase tão indispensável como o tutu e o trem danado de bom.

Outra diferente versão da origem da palavra "Uai" - também falada pelos goianos, veio de uma expressão inglesa "why". Ela foi introduzida no Brasil na época das construções das primeiras ferrovias brasileiras. Conta a história que engenheiros ingleses que vieram supervisionar a construção da ferrovia do aço e pouco ou nada entendiam do idioma português, sempre interpelavam os trabalhadores dizendo "Why this!" Como as pessoas da região de Minas e Goiás estavam sempre em contato com esses ingleses, eles foram pegando a mania de falar essa expressão, mas em diversos contextos como: Vamos, força, anda logo, coragem, fartura etc. Em pouco tempo a palavra foi aportuguesada e se tornou o famoso "Uai sô".

Fotos Minas Gerais, Brasil - Telhados, Ouro Preto
Telhados, Ouro Preto  
O DOM MINEIRO - Explica um provérbio mineiro que humildade segue adiante da grandeza e da honra, que ser bonzinho não é o mesmo que ser bobinho, mas de fato um tiquinho diferente da maioria. Juntei-me ao dom do mineiro que não carrega tristeza, mas a alegria de ser dócil e falante, muitas vezes impetuoso, romântico e tímido. Gosto de amar o passado, a história, as tradições, sem desprezar o moderno. O dom mineiro é não perder o direito de dizer também uai, este trem doido e danado de bom, quando as palavras se atropelam no caminho da imaginação. É acreditar na panela cheia, mesmo quando a refeição se resume em angu, feijão tropeiro, bamba de couve, abobrinha e frango com quiabo, ou quando doutor, nem precisa ser chamado de senhor. O dom mineiro é saber cantar música caipira, mas também conversar com Beethoven, Chopin, Tchaikovsky e Carlos Gomes. É acreditar que a felicidade esta nas coisas simples, que as pessoas é um ser tão próximo, tão dentro da alma da gente. É perdoar, dar tapinha nas costas do amigo, mesmo quando esse amigo já lhe passou a perna. É não sai por aí contando vantagem, é olhar para a lua e sonhar, pensar que é queijo e continuar sonhando, pois entre queijos, amor, abraços e beijos a vida é maravilhosa e gostosa, é um trem danado de bom...é Uai!

Ouro Preto
Fotos...Almadeviajante

Obs: Léxico.é todo o conjunto de palavras que as pessoas de uma determinada língua têm à sua disposição para expressar-se, oralmente ou por escrito. Podemos dizer que uma característica básica do léxico é sua mutabilidade.
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss