terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Guerreiros do Gelo...Hóquei no gelo ..Vancouver 2010



Assistindo as finais de Hóquei no gelo das Olimpíadas em Vancouver, senti uma curiosidade para saber como tudo começou. Acho super interessante a evolução deste esporte.
Seleção norte-americana feminina de hóquei comemora a vitória e a vaga na final em Vancouver

Seleção norte-americana feminina de hóquei comemora
 a vitória e a vaga na final em Vancouver.


Hóquei no gelo
Federação Internacional de Hóquei no gelo



Acesse para conhecer todas as regras deste jogo, super legal.... Rinque,Equipamento,Técnica

Agora vamos saber como tudo começou....


O hóquei sobre o gelo foi criado no Canadá, como um derivado do hóquei em campo. Os primeiros jogos, de carácter informal, foram realizados por soldados britânicos em KingstonOntário, e HalifaxNova Escócia, sobre espelhos de água congelados, como rios e lagos, durante o rigoroso Inverno canadiano. Como um derivado directo do hóquei de campo, tacos curvados e bolas de borracha eram os principais equipamentos de jogo.


Em 1875, o primeiro jogo indoor foi organizado em Montréal, e em 1877, sete estudantes da Universidade McGill criaram as primeiras regras para o desporto. A bola de borracha foi substituída por um disco de madeira, e cada equipa possuiria nove jogadores (mais os reservas). O desporto rapidamente espalhou-se pelo país. Em 1883, o desporto esteve presente no festival de Inverno de Montréal, tendo participado dos festivais de Inverno da cidade pelos próximos anos. Ao longo da década de 1880, muitas equipas de hóquei foram criados no país. Em 1898, o então Governador Geral do CanadáLord Stanley of Preston (cujos filhos eram fãs de hóquei), compareceu ao festival de Inverno, e ficou muito impressionado com o desporto, tanto que achou que deveria existir um troféu para a melhor equipa de hóquei, e Stanley doou um troféu de prata, que seria dado todo os anos à equipa vencedora do Canadá. Actualmente, a Stanley Cup é dada à equipa vencedora da NHL. Por volta de 1895, os primeiros jogos de hóquei sobre o gelo nos Estados Unidos foram organizados.
Ficheiro:Ice hockey McGill University 1884.jpg

Jogo de hóquei na Universidade McGill, em1884.

Hóquei sobre o gelo feminino

O primeiro registo de uma partida de hóquei feminino data de 11 de fevereiro de 1891, em Ottawa. Meninas e mulheres actualmente jogam em equipas exclusivamente femininas, ou em equipas mistas, jogando juntamente com pessoas do sexo masculino. Nos últimos dez anos, o hóquei sobre o gelo feminino tornou-se um dos desportos que estão mais crescendo rapidamente - o número de jogadoras cresceu em 400% nos últimos dez anos.

O hóquei sobre o gelo foi desde sua criação até meados da década de 1930 um desporto predominantemente masculino, e ainda assim, actualmente as pessoas do sexo masculino ainda constituem a maioria dos jogadores amadores e profissionais - possivelmente dada a natureza agressiva e violenta do desporto. Porém, a história do hóquei sobre o gelo feminino é quase tão antiga quanto o desporto em questão. Uma das filhas de Lord Stanley, Isabel, era uma fã do desporto, e foi fotografada uma vez, em 1890, jogando hóquei - com irmãos e amigos.

Ficheiro:Girls ice hockey team 1921.jpg
Uma equipa de hóquei feminino, de 1921.

Profissionalismo
A primeira equipa profissional de hóquei no gelo foi criada em HoughtonMichigan, em 1903, nos Estados Unidos - porém, a maioria dos jogadores era canadiana. No ano seguinte, em 1904, foi criada a primeira liga profissional de hóquei no gelo, a Pro Hockey League, de curta duração, e constituída de equipas amadoras e profissionais do Canadá e dos Estados Unidos. Ainda em 1904, a Pro Hockey League decidiu mudar o número de jogadores por equipa, de nove para seis (não contando reservas), e essa nova regra tornou-se logo o padrão no desporto. Posteriormente, outras ligas profissionais, de curta duração, foram criadas.
Em 1917, a NHL (National Hockey League) foi criada, e desde então, é a principal liga do desporto na América do Norte, e é vista também como a maior e mais acirrada liga profissional do mundo. Os membros originais da NHL eram o Montréal CanadiensMontréal Wanderers,Ottawa Senators e o Toronto Arenas. Gradualmente, mais equipas canadianas foram juntando-se à liga. Em 1924, a primeira equipa americana juntou-se à liga.
Inicialmente, a grande maioria dos jogadores de hóquei no gelo era canadiana - inclusive aqueles jogando por equipas dos Estados Unidos - e, portanto, a grande maioria das estrelas do desporto era canadiana. O número de jogadores americanos começou a crescer somente após a década de 1930.
Em 1920, o Campeonato Internacional de Hóquei no Gelo foi criado. Este campeonato é organizado todo o ano no Inverno, pela Federação Internacional de Hóquei no Gelo. Os maiores campeões são a Selecção do Canadá de Hóquei no gelo, que venceu o campeonato 23 vezes, a Selecção Soviética de Hóquei no gelo, que venceu 22 vezes, e a Selecção da Suécia de Hóquei no gelo, que venceu sete vezes.
Em 1972, a equipa nacional da União Soviética enfrentou a equipa nacional do Canadá numa série de partidas, num campeonato composto por oito partidas. Esse campeonato, que posteriormente seria conhecido como a Summit Series, tornou-se famoso devido ao encontro das duas melhores equipas da época. As partidas foram muito acirradas e concorridas, tendo sido realizadas quatro vezes no Canadá (emMontréalTorontoVancouver e Winnipeg), e quatro vezes na União Soviética (todas em Moscou). O dia da última partida, realizada em Winnipeg, onde cada equipa possuía três vitórias, três derrotas e um empate, foi declarado feriado nacional no Canadá, e culminou na vitória da equipa canadiana sobre a soviética.
O primeiro campeonato internacional feminino foi organizado em 1990. Até 1999, a competição era realizada a cada dois anos. Desde então, o campeonato é realizado anualmente. O Canadá venceu oito dos nove campeonatos realizados, e os Estados Unidos venceram uma vez.
Em 2004, a NHL cancelou a liga de 2004/2005, devido a disputas trabalhistas, no chamado lockout. A divergência ocorreu entre jogadores e as equipas, uma vez que as últimas, não dispondo das condições financeiras necessárias, recusaram-se a pagar os salários cada vez mais altos exigidos pelos jogadores. Estes, em sinal de protesto, recusaram-se a jogar na liga de 2004/2005. A NHL foi a primeira liga de desportos profissionais a cancelar um campeonato inteiro, na América do Norte.
A liga voltou em 2005, agora com tecto salarial, e novas regras, criadas para atraír mais público às arenas e gerar maior dinamismo e emoção aos jogos. O tecto salarial, de forma indirecta, acabou por nivelar mais as equipas, uma vez que o tecto é o mesmo para todos.
Ficheiro:Amateur ice hockey skates.jpg
Um par de patins de gelo.


Postado por SheilaeFram

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss