sábado, 27 de fevereiro de 2010

Câes pequenos..O gene que "transformou" um lobo em um Yorkshire terrier foi originado no Oriente Médio há mais de 12 mil anos



Cães pequenos são resultado da mutação

 de um gene, diz estudo

O gene que transformou um lobo em um Yorkshire terrier foi originado no Oriente Médio há mais de 12 mil anos Foto: Getty Images
Cães pequenos são resultado da mutação de um gene, diz estudo..
O gene que "transformou" um lobo em um Yorkshire terrier
 foi originado no Oriente Médio há mais de 12 mil anos
Foto: Getty Images

Desde o ano de 2007, já era do conhecimento do meio científico que o gene que "transformou" um lobo em um Yorkshire terrier foi originado no Oriente Médio há mais de 12 mil anos. O que não estava confirmado é que todos os cães pequenos carregam as mesmas mutações no DNA. Agora, a equipe da pesquisadora Melissa Gray, da Universidade de Wisconsin, nos EUA, descobriu que quase todas as 23 raças de cães pequenos - e quase nenhum dos 15 grandes - têm mutações em um gene chamado IGF-1. As informações são do New Scientist.
"A explicação mais simples é que as mutações surgiram de um ancestral comum antes de que os cães domesticados se espalhassem por todo o planeta", diz Nate Sutter, da Universidade Cornell em Ithaca, Nova York, membro da equipe de Gray.A equipe procurou as mutações em 17 populações de lobo cinzento - o ancestral comum dos cães - ao redor do mundo e não as encontrou. Este fato, segundo os cientistas, sugere que o gene tenha mutado no período da cadeia evolutiva em que já existiam os cães e, muito provavelmente, que eles já viviam com o homem.

Para descobrir onde os primeiros cãezinhos foram domesticados, a equipe olhou para a região do DNA próxima do IGF-1, onde ocorreram as mutações. Eles fizeram isso em cães e lobos e constataram que a região que vem depois da mutação do DNA do cão pequeno, era mais parecida com a de lobos cinzentos de Israel, Irã e Índia. "Isso fornece fortes evidências para a evolução precoce de cães pequenos no Oriente Médio", descreveu a equipe.

Eles notaram que os resultados vão de encontro com achados arqueológicos dos restos de cachorros pequenos nos túmulos do Oriente Médio de 12 mil anos. A Agricultura começou na região na mesma época e os pesquisadores salientam que "tamanho pequeno pode ter sido mais desejável nas sociedades agrárias". De fato, muitos animais, incluindo bovinos e gatos, também do Oriente Médio, são menores que seus parentes selvagens.




 Fonte.. Terra 
Bookmark and Share

Um comentário:

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss