segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO


Personalidades relembram como foi a chegada a São Paulo

Apesar de não terem nascido aqui, brasileiros e estrangeiros apaixonaram-se por nossa cidade em algum momento de suas vidas. Por João Batista Jr. |

Carolina Ferraz chegou a São Paulo com 15 anos
Carolina Ferraz


O amor à primeira vista mudou suas trajetórias e, de certa forma, em graus
 maiores e menores, a da própria metrópole que os adotou. Sabia que a
 apresentadora Ana Maria Braga, então zoóloga, sempre se perdia nas 
ruas a bordo de um Fusca vermelho? E que o espanhol Belarmino Iglesias, 
hoje dono de grandes restaurantes, começou como pedreiro? VEJA
 SÃO PAULO convidou personalidades para relembrar suas experiências 
e impressões da época em que, como muitos paulistanos de coração, 
desembarcaram na capital cheios de sonhos.


Fernando Henrique Cardoso_2149
Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente Chegou em: 1940 Natural de: Rio 
De Janeiro (RJ) “Meu pai, militar, foi transferido para cá quando eu tinha 8 anos.
 Até ele comprar nossa casa, minha família ficou instalada num hotel chamado
 Rex, no centro. Os prédios suntuosos, como o Teatro Municipal, o Mappin
 e a Confeitaria Vienense, deixavam a cidade com cara de capital europeia.
 Nos bondes, havia cartazes que diziam: ‘São Paulo é a cidade que mais
 cresce na América Latina’. Passado um mês, nós nos mudamos 
para as... » Leia mais


Zezé di Camargo e a filha Wanessa Camargo_2149


Zezé Di Camargo, cantor Chegou em: 1987 Natural de: Pirenópolis
(GO) “Minha vinda foi uma angústia. Cheguei sozinho. A Zilu e as
minhas filhas, Wanessa e Camilla, vieram depois. A mão suava e
 meu coração estava disparado. Eu simplesmente mal podia
 esperar pela hora de ver, ao vivo, aqueles prédios grandes
de que só tinha ouvido falar. Lembro quando o ônibus que
 me trazia passou pelas marginais a caminho da rodoviária.
 Achei decepcionante. Onde estavam os arranha-céus?
 Isso mudou no primeiro minuto em que desembarquei no...

Chieko Aoki_rec_2149
Chieko Aoki, empresária Chegou em: 1959 Natural de: Fukuoka (Japão)
“O que mais me chamou atenção quando cheguei, aos 9 anos, foram as
 feiras de rua da Aclimação, bairro onde minha família se instalou. Não
 só pela variedade de produtos. Achava curiosa a grande quantidade
de japoneses que eram proprietários das barracas. Aliás, escutava-se
a nossa língua com a mesma facilidade que o português. Em Bastos
 (interior de São Paulo), onde moramos durante dois anos antes de
vir para a capital, o número de descendentes era... » Leia mais

Belarmino Iglesias_rec_2149
Belarmino Iglesias, empresário Chegou em: 1951 Natural de: Lugo (Espanha)
 “Depois dos estragos da Guerra Civil Espanhola e da II Guerra, decidi sair do
 meu país. Trouxe comigo a juventude de meus 20 anos e apenas 1 dólar no
 bolso, que ganhei como talismã de uma amiga. De cara, a generosidade dos
 paulistanos me impressionou. Pessoas que nem me conheciam me deram
 provas de confiança. Consegui trabalho como pedreiro horas depois de
 desembarcar do bonde na estação Parque São Jorge, quando vi o 
anúncio para uma... » Leia 

Fernanda Montenegro_2149
Fernanda Montenegro, atriz Chegou em: 1954 Natural de: Rio De Janeiro (RJ) “
Quando o Fernando Torres (marido da atriz, morto em 2008) e eu nos mudamos
 do Rio de Janeiro para cá, a cidade estava cheia de uma energia especial por
causa das comemorações do quarto centenário, da inauguração do Parque
 do Ibirapuera e do início das atividades da Bienal. Isso tudo, evidentemente,
se refletiu nas companhias de teatro. Quem chegava sentia que havia algo
 acontecendo, que a engrenagem estava em movimento. Foi nesse
 cenário de... » Leia mais

Pelé_rec_2149


Pelé, ex-jogador de futebol Chegou em: 1956 Natural de: 
Três Corações (MG) “Quando fui convidado para um teste
 no Santos, tomei um trem em Bauru, onde minha família
 morava, rumo à Estação da Luz. Minha tia Maria, irmã de
 meu pai e a única parente que morava na cidade, me 
recebeu. Ela trabalhava como secretária de um médico.
 Fomos até a Praça Clóvis Bevilácqua, no centro, onde 
tomei um ônibus para a Baixada. Logo no primeiro treino,
 o Pelé já foi contratado, e o que veio... » Leia mais
Ana Maria Braga_REC_2149



Ana Maria Braga, apresentadora Chegou em: 1974 Natural de
: São Joaquim Da Barra (SP) “Cheguei dirigindo meu Fusca
vermelho-bordô ano 67. Vim de São José do Rio Preto a
Perdizes seguindo o caminhão da mudança. Uma tia minha
tinha apartamento no bairro e fui morar com ela. Eu me
 formei em zoologia e queria fazer uma pós-graduação
 sobre répteis e anfíbios na USP. Penei para aprender
a dirigir na cidade, já que minha bússola mental não
trabalha muito bem. A Rua da Consolação era o meu
Gabriella Pascolato_2149
Gabriella Pascolato, empresária Chegou em: 1945 Natural de:
 Tortona (Itália) “Depois de quarenta dias num campo de
refugiados na Suíça, onde trabalhava na horta, vim para o
 Brasil com marido, dois filhos e governanta. Aos 28 anos,
minha maior preocupação era proteger minha família.
Tive a opção de me mudar para a Argentina, mas não
gostei da maneira como fui tratada no consulado deles.
Fiquei com a impressão de eles serem antipáticos. Além
 disso, uma amiga minha conhecia o presidente Getúlio Vargas
. Ela me ajudou a... » Leia mais
Cauby Peixoto_2149



Cauby Peixoto, cantor Chegou em: 1957 Natural de: Niterói (RJ)
 “Meu primeiro emprego aqui foi na luxuosa boate Oásis, que ficava
no centro, na Rua 7 de Abril. Cantava todas as noites, pontualmente,
 às 22 horas. Como sempre fui observador, ficava admirado com as
 roupas dos clientes: as damas, de vestido longo de cetim; os
cavalheiros, de ternos muito bem cortados — alguns, feitos de
veludo finíssimo. Foi nesse ambiente que me descobri exuberante
 e decidi adotar um visual elegante, com roupas bordadas e
 tecidos brilhantes.... » Leia mais


Leia Mais.....Revista veja...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss