segunda-feira, 2 de novembro de 2009

A lavanda e o mosteiro mais cênico da Provence

abadia de senanque




Um dos emblemas da Provence são os campos de lavanda. A cor, o aroma, a textura da haste de florzinhas retorcidas é a cara desse recanto da França. 
 Quem quer saber mais do assunto – e levar pra casa uma foto perfeita, dessas de virar pôster – precisa ir a Apt, cidadezinha das mais desenvolvidas da região do Luberon. (O Luberon é a essência da Provence, uma área de montanhas verdejantes e planícies que escondem vilas mínimas e matadoras de charmosas: por algumas delas caíram de amores gente como Henri Matisse, Pablo Picasso, Albert Camus e Virgínia Wolf, a ponto de se mudarem pra lá por uma temporada).
Apt sozinha produz 20% de toda a lavanda da França. Mas é preciso ficar esperto: para ver os campos floridos é preciso programar sua viagem para junho, julho ou, no máximo, agosto, quando rola a colheita e a destilagem para a transformação das flores em essências e sachês. E pra ver é só rodar um pouco de carro pelas estradinhas dos arredores da cidade.
E pra fazer a tal foto perfeita? Vale pegar o caminho preciso: vá até a vila de Gordes e rode mais cinco minutos desde o centro pela estrada D-177. Pronto: Abadia Notre-Dame de Sénanque. É um mosteiro de 1148, de monges cistercienses. A arquitetura de pedra é sóbria, mas a comissão de frente é invejável: fileiras alinhadíssimas de lavanda.

2 comentários:

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss