quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Muita gente quer o fim do velho navegador do Windows XP, mas a Microsoft diz que vai continuar suportando-o.
Digg e YouTube já haviam anunciado o fim do suporte ao IE6. Ontem, o orkut fez o mesmo. A Weebly, empresa americana de hospedagem gratuita de sites, iniciou sua própria campanha por meio do site IE6 No More. Desconfio que a principal intenção da Weebly é chamar atenção para si própria. Mesmo assim, a campanha faz sentido. Veja o que diz a turma do IE6 No More: "O Internet Explorer 6 foi lançado no fim de 2001. Na época, era um navegador decente. Mas, em 2009, ele ainda é usado por uma parcela significativa dos internautas, e é hora de parar com isso."
De fato, o IE6 não permite usar abas para navegação e não tem campo para buscas na barra de ferramentas, por exemplo. Também não inclui os recursos de segurança encontrados nos navegadores atuais e não suporta padrões mais recentes da web. Resumindo, é uma velharia que já deveria ter sido aposentada faz tempo. Ainda assim, segundo o site W3Counter, 15% das páginas visualizadas na web ainda são abertas no IE6. É uma participação maior que a do Internet Explorer 8, que tem 13%. À frente do IE6, estão Firefox, com 23%, e IE7, com 25%.
A sobrevida do IE6 muito além do tempo que seria razoável está ligada à presença ainda forte do Windows XP nos PCs. Segundo o mesmo W3Counter, 62% dos acessos à internet ainda são feitos por computadores com XP. O IE6 era o navegador original do XP e continua sendo o padrão em muitas empresas. Nessas organizações, a política é mexer o mínimo possível nos micros. Até uma simples atualização de browser é vista, às vezes, como possível fonte de problemas, e, por isso, é evitada.
Pelo cronograma da Microsoft, o navegador só deixará de ter o suporte da empresa em 2014. Na última segunda-feira, Dean Hachamovitch, da equipe de desenvolvimento, abordou a questão no blog oficial do Internet Explorer. "Encerrar o suporte ao IE6 não é uma opção. Nos comprometemos a suportar o IE incluído no Windows durante toda a vida do produto. E temos de manter a promessa", diz ele.
Postado por - Maurício Grego -

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss