quinta-feira, 2 de julho de 2009

Joinville Festival de dança

Joinville
Cidade promove o maior festival de dança do mundo segundo o Guiness


O mais importante pólo industrial de Santa Catarina, Joinville se transforma, todos os anos, em julho, no centro do cenário da dança nacional. Cerca de 5 mil bailarinos de todo o país e do exterior chegam à cidade para participar do Festival de Dança de Joinville, considerado o maior do mundo em número de participantes, segundo o Guiness Book. Eles sobem aos palcos para proporcionar mais de 220 horas de espetáculos - a maior parte deles gratuitos, nas praças, fábricas, hospitais e nos bairros da cidade. A ampla e eclética programação artística e didática mobiliza Joinville e Santa Catarina durante 11 dias, atraindo visitantes de diferentes origens, idades e estilos, mas com um ponto em comum: o amor pela dança. Pelos palcos da cidade já brilharam companhias internacionais como o Ballet Estable Del Teatro Colón, da Argentina; o grupo Mazowsze da Polônia; o Ballet Real da Dinamarca, Parsons Dance e a Hell´s Kitchen Dance do bailarino Mikail Baryshnikov - um dos maiores nomes da história da dança. Além de companhias nacionais como o Teatro Guaíra de Curitiba, a Cia. Débora Colker, a Cena 11 Cia. De Dança e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Isto sem falar nas centenas de grupos e jovens que se projetaram no mundo da dança após passar pelo Festival de Dança de Joinville. Joinville abriga ainda a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, a única no mundo fora da Rússia. Sediada no Complexo do Centreventos Cau Hansen (palco principal do Festival de Dança), a escola foi criada em 2000, tem mais de 230 alunos e já conta com sua própria companhia, a Cia. Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Festival de Talentos
O Festival de Dança de Joinville há 27 anos proporciona aos amantes da dança uma verdadeira imersão na área. Na programação artística, as noites de Abertura e de Gala apresentam ao público Companhias de Dança e profissionais consagrados no Brasil e no mundo. Já na noite dos Campeões é a vez dos bailarinos e grupos que se destacaram na Mostra Competitiva, um dos 14 eventos que integram a programação oficial do Festival. Em todos estes anos, estima-se que um público de 2,5 milhões de pessoas tenha assistido aos espetáculos de mais de 4 mil grupos de dança.

A programação oficial de apresentações e atividades didáticas se completa com eventos como a Mostra Contemporânea de Dança, que este ano conta com oito companhias profissionais convidadas; Meia Ponta (com alunos/bailarinos de 10 a 12 anos), Palcos Abertos (apresentações gratuitas pela cidade) Rua da Dança (dias de atividades marcadas pela interação com o público); Encontro das Ruas (voltado à cultura Hip Hop); Seminários de Dança (dedicado ao público acadêmico), Feira da Sapatilha (a maior do País no setor), além de dezenas de cursos e oficinas.

Dicas de turismo
Aquecendo o inverno joinvilense, as famosas confeitarias e cafés estão por toda a cidade, oferecendo o melhor da culinária alemã, como o famoso apfelstrudel (torta de maçã), além de restaurantes típicos com seus pratos tradicionais, como eisbein e marreco recheado, além de frutos do mar. Tudo regado sempre a um bom chope.
A vida noturna de Joinville ganha destaque durante o festival com a realização de festas temáticas nos bares e boates, que permanecem lotados durante todo o evento. A cidade ainda conta com um amplo roteiro de museus.

Localizada estrategicamente entre a serra que leva à Curitiba (130 km) e o estonteante litoral de Florianópolis (165 km), Joinville está cercada por municípios que contam com opções de passeios, como São Francisco do Sul, um dos primeiros povoamentos brasileiros, com bucólica arquitetura colonial e belas praias. Os turistas têm ainda a opção de navegar, com o barco Príncipe de Joinville, pela baía da Babitonga.Quem curte o meio campestre, pode aproveitar o passeio pela Estrada Bonita, um recanto de turismo rural a 23 km do centro de Joinville, onde pequenas propriedades vendem produtos de fabricação caseira. Estes pequenos passeios podem ser agendados nos próprios hotéis e agências de viagem da cidade, saindo pela manhã e voltando no fim da tarde, ainda a tempo de assistir mais uma noite do Festival de Dança.

Como chegar a Joinville:
De avião - a cidade conta com um aeroporto, atendido regularmente por companhias aéreas nacionais.
De carro - pela BR-101, vindo da direção de Curitiba ou de Florianópolis.
De ônibus - a partir das principais capitais, a maioria das companhias de ônibus tem passagens para Joinville.
Serviço:27º Festival de Dança de Joinville, de 15 a 25 de julho de 2009 - Informações: (47) 3423-1010 (Instituto Festival de Dança de Joinville) ou www.festivaldedanca.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss