terça-feira, 14 de julho de 2015

Botas anos 60.. Vai e Vem da Moda


Anos 1960 em foco: as botas over the knee e o vai e vem da moda
Os anos 1960 realmente saem na frente quando o assunto são peças de moda inovadoras e que vira e mexe voltam às passarelas e vitrines. Esse é o caso das botas over the knee ou cuissardes (cuisse, em francês, significa acima do joelho), que começaram a reaparecer há dois/três invernos, mas, de forma mais tímida. Foi nessa estação que o modelo sessentinha hiper sexy voltou com força total.
bota-over-the-knee2
Foto: Reprodução

Na verdade, essa bota já era usada para equitação por homens no século XV. Entre o século XVI e XVII, com a armadura não sendo mais usada por completa, as cuissardes começaram a complementar o uniforme de cavalaria, pois protegiam as pernas dos homens até o século XIX.

E é esse registro que temos conhecimento até a bota invadir a década de 1960 e durou até os anos 1970. Na coleção de 1962, Balenciaga incorporou a bota, assim como o, ainda jovem, Yves Saint Laurent, como pródigo que era, usou o modelo em seus desfiles. Brigitte Bardot e Jane Birkin foram celebridades que abusaram desse estilo de bota naquela época.
brigite-jane
Brigitte Bardot e Jane Birkin (Foto: Reprodução)
Os anos 1960 eram atrevidos. Essa foi uma década tão inventiva que as mulheres fizeram topless e enfim usaram a mini saia pela primeira vez, abusando do poder de suas pernas. Foram criados muitos cortes e modelos sensuais e quanto mais curta era saia, mais a over the knee harmonizava com o look.

Criando uma atmosfera moderna e muito sensual, rompendo assim com a estética extremamente feminina dos anos 1950. Era como um rito de passagem da imagem frágil e indefesa da década anterior para a figura de mulher forte e altamente paramentada. E essa quebra de paradigma pode, inclusive, ser vista em personagens da época como Barbarella, a heroína do cinema que usava e abusava das botas.
jane_fonda_in_barbarella
Barbarella (Foto: Reprodução)
Existe regra para usá-las?

Nos desfiles das principais semanas de moda de outono/inverno 2015 se viu muita tendência militar e, com isso, as over the knee encontraram novamente seu espaço. Lembrando que não é uma bota para somente ser usada com peças militares. Com um ar sessentinha, elas ficam lindas com mini-saias, saias na altura do joelho, calças justas (jeans ou leggings), shorts, contrastando perfeitamente com meias-calça escuras.
Foto: Reprodução
O item fashion fica perfeito em mulheres altas e suas longas pernas, mas como podemos tudo na moda hoje, vale lançar algumas artimanhas para não deixar essa tendência passar sem aproveitá-la.

– Se você é baixinha, use a bota com a mesma cor de calça, ou use meia-calça escura.

– A regra é sempre ter bom senso e segurar o look que você escolheu. Se isso inclui a over the knee, procure combiná-las com peças que você já sabe que funcionam com você e seu corpo.

– Como diz Pierre Bergé (companheiro de Saint Larent e também fundador da casa de moda”com mesmo nome): “Chanel deu liberdade às mulheres. Yves Saint Laurent lhes deu poder.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss