quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Bolo Tradicional de Natal!!!

A tradição mandava que, na véspera de Natal, se fosse buscar um enorme tronco de madeira, denominado “bûche de Noel” e que o trouxéssemos para casa com grande cerimonia. Na noite de Natal, o dono da casa o colocaria no átrio e procedia à libação, derramando azeite, sal e vinho sobre ele, declamando  poesias. Em algumas famílias eram as  jovens da casa que acendiam o tronco de madeira com os pedaços de madeira  do ano anterior, que tinham sido cuidadosamente guardados para o efeito. Noutras famílias, esse privilégio cabia à mãe.
As cinzas deste tronco tinham, dizia-se, a faculdade de proteger a casa das trovoadas e dos poderes maléficos do diabo e afastava os maus espíritos por todo o ano. Este costume, que data do século XII, tinha lugar na grande maioria dos países europeus, principalmente na França e na Itália, onde o tronco de Natal era chamado ceppo. Na França, esta tradição manteve-se até meados do século XIX. O desaparecimento desta tradição coincide com a dos grandes átrios, que foram progressivamente substituídos pelos fogões em ferro fundido. 
 Carol Gherardi/UOL
O grande tronco foi então substituído por pequenos troncos de madeira, por vezes ornados por pequenas velas e vegetação, que se colocavam no centro da mesa como decoração Natalícia.
Hoje em dia, o tronco de Natal é um bolo tradicional feito com creme de café ou de chocolate e decorado com folhas de azevinho.
Uma outra vertente conta a história da “Yule log” ou “Bûche de Noël. Segundo o costume, na véspera de Natal arrumava-se um bom pedaço de madeira que era queimada na lareira. O pai, mãe ou filhos, dependendo da região, eram responsáveis por regar o “log” de vinho, óleo e sal antes de colocá-la no fogo. As cinzas, segundo eles, protegiam a casa e afastava os maus espíritos por todo o ano. Com a chegada de caldeiras e outros tipos de aquecimento no século XIX, o enorme tronco de madeira foi substituído por menores e depois por pinheiros. Decorado com velas e vegetação, tornou-se um item de decoração para a mesa de Natal, tornando-se então, uma deliciosa sobremesa.
 “Bûche de Noël” é um rocambole sofisticado em forma de tronco de árvore, com recheio de « crème au beurre » (creme de manteiga). No Brasil, seria um rocambole de pão de ló, mas na França existem duas opções de massa: a mais simples é a “Biscuit de Savoie” (o pão de ló) e a mais tradicional e sofisticada (mas também mais complicada) é a «Pâte Génoise », todas a duas criadas na Renascença e trazidas por Catherine de Médicis. Qual a diferença ? Na Génoise, os ovos são batidos inteiros e não tem fermento e na “Biscuit de Savoie” as claras são separadas das gemas e tem fermento…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss