segunda-feira, 3 de junho de 2013

Curiosidades....Vespas Assustadoras

Conheça algumas espécies que podem apavorar inclusive os mais corajosos.
5 vespas curiosas capazes de assustar até quem não tem medo de insetos
 Vespa caçadora
Quem já levou uma picada de vespa ou marimbondo sabe que essa experiência pode ser bem traumática e dolorosa. No entanto, não podemos negar que esses insetos são criaturas fascinantes e que existem espécies com aparências bem bizarras, algumas inclusive podendo ser extremamente perigosas — e até fatais — para os humanos.
Segue  uma série de vespas curiosas que, apesar de algumas serem perigosas e outras totalmente inofensivas, são capazes de assustar até quem não dá muita bola para insetos. Confira as escolhidas a seguir .

1 – Disfarce felpudo

Depois de olhar para o bichinho acima, você diria que se trata de uma vespa? Pois é, apesar de não contar com asas como a maioria de seus coleguinhas, o inseto da figura — pertencente à família Multillidae, que conta com mais de 3 mil espécies — só faz de conta que é uma formiga. Também conhecidas como “cow killers” (ou “mata-vaca” em tradução livre) nos EUA, essas coloridas vespas são famosas pela dolorosa picada.
As vespas “mata-vaca” podem apresentar outras colorações além da vermelha, como a dourada, prateada e a branca, e elas são normalmente encontradas em regiões arenosas e desérticas.

2 – Moicana


Pertencentes à família Eucharitidae, essas curiosas vespas não voam por aí com esse “penteado” moicano por serem estilosas, não! Elas são do tipo parasitoide, o que significa que se aproveitam de outros organismos para sobreviver, provocando a morte de seus hospedeiros eventualmente. No caso específico das vespas moicanas, elas atacam unicamente as formigas — ufa! —, depositando suas larvas nas pobrezinhas.
As larvas são então levadas para as colônias, onde se desenvolvem e passam a se alimentar das formiguinhas. As Eucharitidae são comumente encontradas em áreas tropicais e quentes, embora também possam habitar regiões subtropicais. A boa notícia — caso você não seja uma formiga — é que essas vespas não atacam os humanos, pois a estrutura normalmente utilizada para isso foi modificada para depositar as larvas nos corpos dos hospedeiros.

3 – Asiática gigante

Fonte da imagem: Reprodução/LISTVERSE
Também conhecida como vespa mandarínia, esse enorme inseto pode chegar a 5 centímetros de comprimento e contar com 7,5 centímetros de envergadura. Além do tamanho assustador e da dolorosa picada, seu potente veneno contém uma enzima capaz de dissolver tecidos humanos, assim como um feromônio que atrai outras vespas para o ataque.
Como se não bastasse, essas gigantes malditas são capazes de picar repetidas vezes e, se quiserem, podem espirrar o veneno e se deslocar mais de 80 quilômetros em um único dia. Todos os anos elas provocam a morte de várias pessoas, mas, por sorte, elas costumam se concentrar na região de Nagano, no Japão.

4 – Caçadora de tarântulas

Dona de uma das picadas mais dolorosas do planeta, a vespa caçadora, assim como a asiática gigante, também pode chegar aos cinco centímetros de comprimento. E se você está se perguntando por que é que elas são chamadas “caçadoras”, isso se deve ao seu costume de atacar e devorar tarântulas!
Embora essas vespas prefiram se alimentar de aranhas, elas também atacam humanos quando se sentem ameaçadas. E, ao contrário das mandarinias, que se concentram em uma região específica do Japão, as caçadoras podem ser encontradas na África, Austrália, Índia, sudoeste da Ásia e, infelizmente, em todo o continente americano.

5 – Parece, mas não é!

Fonte da imagem: Reprodução/Flickr
Mais parecidos com uma mistura entre vespa e louva-a-deus, os insetos da famíliaMantispidae, apesar da aparência assustadora, não contam com ferrões, portanto não oferecem nenhum perigo aos humanos. Aliás, eles são bem interessantes, com as patinhas dianteiras retráteis que servem para capturar pequenas presas.
Os mantispídeos são, na verdade, pequenos louva-a-deus disfarçados de vespas, que provavelmente adotaram a mesma aparência — com as características listras pretas e amarelas — para afugentarem possíveis predadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss