sábado, 1 de setembro de 2012

Flor de Sal..Explosão de Sabor!!!!

Esta semana visitei o Mercado Municipal e comprei um potinho de Flor de Sal..Estou adorando....
Vamos saber um pouco mais a respeito deste ingrediente requintado para finalizar seus  pratos!!!
Achei esta  marca  francesa e a Brasileira da  Cimsal. As duas são boas, mas a Francesa é melhor. O preço é bem semelhante.Ficou ótima também em receitas doces, no cappuccino fica 10.

Eis mais um ingrediente de sucesso na gastronomia contemporânea.


Perfeito para finalizar diversos tipos de pratos, deixando uma crocância deliciosa, a flor de sal é constituída pelos cristais de sal que se formam à superfície da água, durante a produção de sal marinho em salinas. Estes cristais, se não fossem colhidos, acabariam por se depositar no fundo, produzindo então o sal marinho vulgar, também muito saudável para nosso uso diário. A flor do sal é colhida diariamente, cuidadosamente e com um instrumento apropriado, evitando tocar o fundo. Tem um sabor especial e maior riqueza em oligoelementos e micronutrientes.



Dizem que a Flor de Sal começou a ser extraída na Era Cristã pelos celtas, mas atualmente a Flor de Sal mais tradicional é a francesa, coletada na costa da Bretanha, na cidade de Guérande (A Fleur de Sel de Guérande é a mais famosa e reverenciada).
Encontrar a Fleur de Sel de Guérande no Brasil é um sufoco, já que a venda de grande parte dos tipos internacionais de sal é proibida no Brasil, pois por aqui é obrigatória a adição de iodo ao sal vendido nos mercados.



Possuindo um tom acizentando devido à areia que existe no processo de produção do sal, em alguns casos temos também a presença da Dunaliella Salina, um tipo de microalga rosa comumente encontrada nas salinas – o que dá ao sal uma bela cor roseada.

A Flor de Sal não deve ser utilizado durante a receita, tampouco ser levado ao fogo, para que não perca sua textura crocante. O sabor da Flor de Sal é bem mais concentrado, portanto deve ser utilizado com muita moderação.
E por último, uma grata surpresa: o chocolate combina muito com sal, é uma harmonização por contraste de sabores. Chocólatras, aproveitem!
Colheita da flor de sal no verão
Nos dias calmos de maior calor, forma-se à superfície da salina uma delgada 
película de cristais de sal, que são diariamente recolhidos e secos ao sol.\

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss