sábado, 29 de outubro de 2011

Museu do Sapato em Toronto..,,13 Mil Sapatos...


Bata Shoe, o museu que reúne 13 mil sapatos em Toronto

Acervo criado por Bata Sonja reconstrói a história dos calçados desde a Antiguidade até os dias atuais, com réplicas e originais das mais diferentes culturas. Um passeio e tanto para quem está viajando pelo Canadá.


Que mulher resistiria a um passeio por um prédio de quatro andares recheado com Treze mil sapatos? Pois o Bata Shoe Museum, sediado em Toronto, no Canadá, reúne essa coleção fantástica, que percorre a história dos calçados com peças que cobrem cerca de 4,5 mil anos de história e inclui ainda outros artefatos, como meias. O mérito é da arquiteta suíça Sonja Bata. Casada com o filho de um industrial calçadista tcheco que emigrou para o Canadá, Sonja começou a colecionar sapatos na década de 1940.
 Abaixo    Modelos que contam a evolução do sapato da Antiguidade até o século 19


Réplica de sapato descoberto em 1991, com 5300 anos, usado pelo homem de Otzi.

Modelo italiano, desta vez com tecido rebordado: 1700 - 1720. 

Padukas de casamento indianas, em prata, de 1700-1799.

Francês, com fivelas removíveis, de 1760/1765.

Dentro, alguns detalhes fazem toda a diferença. Os sapatos, por exemplo, ficam expostos sobre balcões baixos, recobertos por espelhos na parte da frente. Ou seja: enquanto os visitantes admiram as peças, seus próprios sapatos aparecem refletidos, transformando o andar dos freqüentadores em uma espécie de exposição paralela – e divertida! Um programa e tanto, para adoradores de sapatos (e, claro, de história!).


Sapatos funerários feitos de folha de palmeira. Egito 1551 - 1300 a.C.
Veja mais no Site Bata Shoe Museum

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss