domingo, 24 de julho de 2011

Exposição Imperdível..

Família real brasileira

Exposição reúne fotos íntimas da Família Imperial


Conde d'Eu, com farda da Guarda Municipal e seu neto pela mão

A exposição "Retratos do Império e do Exílio: Imagens da Família Imperial no Acervo de Dom João de Orleans e Bragança" está em cartaz no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. A mostra reúne 170 imagens do acervo do príncipe dom João de Orleans e Bragança.


Depois de temporada no Rio de Janeiro, chega ao Instituto Moreira Salles de São Paulo a exposição das 170 fotografias pertencentes ao acervo do príncipe dom João de Orleans e Bragança (bisneto da Princesa Isabel), curador da mostra ao lado de Sergio Burgi, coordenador de fotografia do IMS.
Compõem a exposição retratos da família imperial brasileira, muitos inéditos (em especial do período do exílio após a proclamação da República), além de importantes imagens associadas a eventos que marcaram o Império, como as comemorações do fim da Guerra do Paraguai e a abolição da escravatura. D. Maria Francisca, em pé, e d. Elisabeth Dobrzenky de Dobrzenicz, sentada, tendo ao colo d. João Maria; ao seu lado, d. Isabel, futura condessa de Paris, e d. Pedro Gastão, ambos em pé; sentados, conde d’Eu e princesa Isabel, seguidos de d. Pia Maria, em pé, d. Luís, sentado, d. Luís Gastão e d. Pedro Henrique, príncipe do Grão-Pará, ambos em pé; no segundo plano, da esquerda para direita, em pé, estão d. Pedro de Alcântara, d. Antônio e d. Maria Pia. Castelo d’Eu, Normandia, França, c. 1918

 

Princesa Isabel, conde d’Eu e os netos d. Luís Gastão, d. Pia Maria, d. João (no colo da avó), d. Pedro Henrique, príncipe do Grão-Pará, d. Maria Francisca, d. Pedro Gastão e d. Isabel, futura condessa de Paris, no castelo d’Eu, Normandia, França, c. 1918
A coleção d. João de Orleans e Bragança, composta de 781 itens, congrega importante conjunto de fotografias originais de época e negativos em vidro reunidos por d. Pedro II, pela princesa Isabel e seus descendentes. Dom João, herdeiro e depositário deste conjunto, decidiu em 2009 confiá-lo, em regime de comodato, ao IMS, onde o acervo vem sendo preservado e restaurado.


Os visitantes poderão conferir registros de Marc Ferrez, agraciado pelo imperador com o título de Cavaleiro da Ordem da Rosa e também fotógrafo da Marinha Imperial; e Revert Henry Klumb, professor de fotografia das princesas Isabel e Leopoldina. Os dois mantiveram uma relação muito próxima com a família imperial – fotografaram momentos de maior privacidade no interior dos palácios, registrando imagens menos formais, em que os retratados se relacionam com a câmera de uma forma direta e menos mediada pelas exigências do cargo e da vida pública.
Também integram a mostra imagens de Alberto Henschel, Joaquim Insley Pacheco, Luiz Terragno, Otto Hess, entre os diversos fotógrafos atuantes no Brasil que integram o acervo, além de fotografias dos retratistas europeus Félix Nadar e John Jabez Edwin Mayall, entre outros
A coleção d. João de Orleans e Bragança, composta de 781 itens, congrega importante conjunto de fotografias originais de época e negativos em vidro reunidos por d. Pedro II, pela princesa Isabel e seus descendentes. Dom João, herdeiro e depositário deste conjunto, decidiu em 2009 confiá-lo, em regime de comodato, ao IMS, onde o acervo vem sendo preservado e restaurado.


De 20 de julho a 11 de setembro de 2011- Abertura no dia 19 de julho, às 19h30
“Retratos do Império e do exílio: imagens da família imperial no acervo de dom João de Orleans e Bragança”

Instituto Moreira Salles – São Paulo
Rua Piauí, 844, 1º andar – Higienópolis
Tel.:             (11) 3825-2560      
De terça a sexta, das 13h às 19h
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h
Entrada franca


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss