sexta-feira, 25 de março de 2011

Gostosuras só para Cães nesta Páscoa!!!



A Páscoa está chegando, e com ela muitas gostosuras irresistíveis para seu pet. Atenção especial deve se ter com chocolate para humanos, pois o mesmo é muito tóxico ao seu animalzinho. Existe produtos em Pet Shop's especiais para seu cãozinho, dentre eles ovos de páscoa, bombons e palitinhos de chocolate. Acompanhe nossa matéria.

A teobromina é um dos principais constituintes do chocolate e ela é um forte estimulante do sistema nervoso central. No caso de humanos, a teobromina estimula o SNC (Sistema Nervoso Central) 10 vezes menos que o café. Contudo, em animais, como os cães, o metabolismo da teobromina é muito lento e por isso, o sistema nervoso e o músculo cardíaco destes animais, tornam-se bastante vulneráveis. A teobromina também atua no sistema urinário, estimulando a produção de urina.
Veja abaixo as respostas a alguns questionamentos a respeito do chocolate consumido por humanos.

1 - Quais os sintomas que podem ser observados em um cão com intoxicação por chocolate?

A teobromina tem um tempo de vida médio de 17,5 horas no organismo de um cão. A medida que o tempo passa, ela vai sendo mais absorvida pelo organismo do cão e causando sintomas distintos. Nas duas primeiras horas são observados diárreias, vômitos e hiperatividade. Ao longo do tempo, com a maior absorção da teobromina, observam-se aumento da taxa de batimento cardíaco, o que pode ocasionar em arritmia; tremor muscular, aumento da produção de urina; hirperatividade e hiper excitabilidade ou dor excessiva.

2 - O chocolate é letal para o cão?

Sim. Ele pode levar cães a morte devido a presença da teobromina. Mas, isto também vai depender da quantidade de chocolate que foi ingerida pelo cão. Estima-se que cerca de 100 a 150 mg de teobromina por kg de peso corpóreo do cão ocasionam reações tóxicas no animal. Embora existam variáveis a serem consideradas como a sensibilidade individual do cão, tipo de chocolate e tamanho do animal.

3 - Qual tipo de chocolate é mais nocivo?

O chocolate amargo é o pior deles. Ele é o que apresenta maior teor de teobromina. Ao passo que o chocolate branco tem menores quantidades de teobromina. Estima-se que 100g de chocolate ao leite tem 200mg de teobromina, enquanto que a mesma quantidade de chocolate amargo tem 1.400mg de teobromina. Já no chocolate branco, esta quantidade é de 3,5 mg de teobromina em 100g de chocolate.

Cão com cesta
Seu companheiro não precisa ficar passando
vontade: ele merece um pedacinho de
chocolate - mas só um pedacinho!

4 - Existe algum tratamento para cães intoxicados por chocolate?

Sem sobra de dúvidas, a melhor prenvenção é evitar a ingestão de chocolate pelo seu animal. Em caso de intoxicação ou suspeitas disto, recomendamos que procurem o veterinário mais próximo para que ele, avalie o quadro clínico do cão e assim, faça o diagnóstico. Entretanto, estamos repassando algumas dicas apresentadas pelo site Talktothevet.com
Não existe antídoto específico para envenenamento por chocolate. Deve-se induzir o vômito nas duas primeiras horas de ingestão do chocolate, visto que após este período ele será mais absorvido pelo organismo do cão.
Dar ao seu cachorro carvão ativado pode reduzir a absorção da teobromina.
A administração de um anti-convulsivante pode ser necessária em caso de aparecimento de sintomas neurológicos.
Oxigeno-terapia e medicamentos intravenosos podem ser necessários para proteger o coração.
a ingestão de chocolate ao leite, normalmente causa diárreia 12h-24h após a ingestão sua ingestão. Isto deve ser tratado sintomaticamente com soro, por exemplo, para evitar a desitratação.

É proibido:

Café: a cafeína acelera o coração e pode causar ataques cardíacos.
Alho: a alicina, substância presente no alho, destrói as células vermelhas do cão, causando anemia até falência renal por perda de hemoglobina.
Cebola: provoca danos cumulativos à hemoglobina canina. Ingerir pequenas porções ao longo do tempo é perigoso.

Abaixo alguns chocolates próprios para cães disponíveis no mercado pet:


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss