segunda-feira, 28 de março de 2011

Aniversário de Curitiba com Presente...

Ligeirão azul vem para oxigenar sistema


Ônibus, que começa a circular amanhã, no aniversário de Curitiba, é promessa de maior rapidez e conforto para o usuário.
TRANSPORTE COLETIVO

O Mega BRT, considerado o maior ônibus do mundo, foi apresentado ontem, no parque Barigui, durante as comemorações do aniversário de 318 anos de Curitiba, celebrado amanhã. Com 28 metros de comprimento, 2,5 metros de largura e capacidade para 250 passageiros, o ligeirão azul, como foi batizado, vai operar nas linhas Pinheirinho-Carlos Gomes e Boqueirão. Nove ônibus começarão a rodar na terça-feira. Até junho, serão 24 exemplares, 10 no Boqueirão e 14 na Linha Verde.
Hugo Harada/Gazeta do Povo / Ônibus, que começa a circular amanhã, no aniversário de Curitiba, é promessa de maior rapidez e conforto par ao usuário
Além de maior, os novos biarticulados vão oferecer uma viagem mais rápida. De acordo com a prefeitura, no sistema ligeirão, o ônibus faz menor número de paradas (nos terminais e em alguns pontos selecionados) e conta com tecnologia que permite a abertura dos semáforos, o que lhe garante prioridade no cruzamento. A cor azul foi escolhida justamente para diferenciá-lo do veículo vermelho que continuará fazendo a mesma linha parando nos antigos tubos.

No sistema ligeirão, a viagem entre o terminal Boqueirão e a Praça Carlos Gomes, de 20,5 quilômetros, é feita em 20 minutos, 15 minutos a menos do que o Expresso. Já o trajeto entre o terminal do Pinheirinho e a praça Carlos Gomes, de 22,4 quilômetros, tem 25 minutos, 10 minutos a menos do que pelo Eixo Sul. Apro­xi­ma­damente 50 mil pessoas usam as duas linhas todos os dias.






Para Marcos Isfer, diretor-presidente da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), os novos ônibus representam uma revolução no sistema de transporte coletivo e nega que eles sejam apenas mais uma campanha de marketing da cidade. “Eles são maiores, mais confortáveis e chegam mais rápido ao destino. Tudo que o usuário do transporte quer”, afirma. Isfer anuncia que até o fim de abril, 97 novos ônibus serão entregues. Até o fim do ano, serão 554, ou 29% da frota atual. Fabricados pela Volvo e Neobus, os ligeirões azuis operam com biocombustível, o que diminui em 50% a emissão de fumaça na atmosfera.

Serviço:
Linha Pinheirinho-Carlos Gomes
Faz a ligação entre o Terminal Pinheirinho e a Estação Lourenço Pinto, no Centro, com cinco paradas na Linha Verde e duas na Marechal Floriano. O tempo de viagem é de 25 minutos, com intervalo de quatro minutos.
Ligeirão Boqueirão
Liga o Terminal Boqueirão à Estação Praça Carlos Gomes, no Centro, fazendo além do ponto de chegada e saída, mais três paradas: nos terminais Carmo e Hauer e na Estação Cefet. O tempo de viagem é de 20 minutos, com intervalo, entre os ônibus de cinco minutos.

.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss