segunda-feira, 20 de julho de 2009

20 de Julho - Dia do Amigo

Friend, vriend, ami, freund, amico, amigo.


Todas essas palavras significam amigo em Inglês, Holandês, Francês, Alemão, Italiano e Português respectivamente.
A amizade não resulta de uma simpatia nascida de interesses comuns, ou de níveis de cultura; não é uma relação baseada em intercâmbio de idéias, pois, também, se desenvolve no silêncio. Em sua nobreza, a amizade é o sal que dá valor à convivência humana. É o sol que clareia caminhos do viver. Para que nasça e permaneça, exige a prática mútua de todas as virtudes da convivência: sinceridade, lealdade e generosidade. É um centro de interesses que estimula o desenvolvimento de muitas virtudes!

Há muitos séculos, pensadores buscam ressaltar a amizade, desde Platão com o seu “Lísias”, ou “Sobre a Amizade”. Mas pouco se possui sobre o cultivo da amizade, sobre educar para a amizade. É falsa a idéia de que a amizade surge de maneira espontânea em todas as pessoas. Não basta ser animado e simpático para se ter muitos amigos.

Sócrates: “Era o que havia de mais importante e necessário para ele, desde a infância”. Aristóteles: “A amizade é uma virtude, ou ao menos vem acompanhada de virtude e, além do mais, é o que há de mais necessário para a vida. Ninguém gostaria de viver sem amigos, mesmo que possuísse todos os demais bens”.

Em “Ética a Nicômaco”, ele procura demonstrar que a realidade particular, diante dos ideais em comum, da admiração e do fascínio do que se faz, é um dos “detonadores” que desencadeiam amizade entre diferentes pessoas, de categorias profissionais e gerações.

Para Cícero: “Penso que deveria perguntar o que se pode dizer sobre a amizade aos que a praticam”.

William Shakespeare, sobre amizade à distância, escreveu: “Depois de algum tempo você aprende a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E aprende a construir as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos.Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias.

A amizade aponta a eternidade como fonte de nossa satisfação. Ela tem risco porque diviniza o amigo e está sujeita a desilusões. Afinal de contas, está diante de uma criatura humana. Só existe uma amizade suprema, para a qual se concentram todas as amizades. Existe só um amigo ideal, perfeito e completo, aquilo que buscamos nos afetos humanos: é Deus.O mundo, para viver em paz, necessita cultivar a amizade.Não há verdadeira amizade sem educação da amizade, sem cultivo, sem atenções, sem cuidados. É preciso estimular, aperfeiçoar a vida de amizade. Ela é virtude que pertence ao gênero das atividades práticas e, por isso, só pode ser adquirida mediante o exercício.

Por isso não se esqueça de mandar um e-mail, um cartão, ou até um SMS, ou o que for!
Um beijo especial para todas as minhas amigas!

Photobucket

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário!!! Abraçoss