quinta-feira, 28 de maio de 2009

A boa mãe é aquela que vai se tornando desnecessária....

" A Boa MÃE é aquela que vai se tornando desnecessária
com o passar do tempo."

Várias vezes ouvi de um amigo psicanalista essa frase e ela sempre me soou estranha até agora. Agora que minha filha adolescente, aos quase 18 anos, começa a dar vôos-solo. Chegou a hora de reprimir de vez o impulso natural materno de querer colocar a cria debaixo da Asa, protegida de todos os erros, tristezas e perigos.Uma batalha interna hercúlea, confesso.Quando começo a esmorecer na luta pra controlar a Super Mãe que todas temos dentro de Nós, lembro logo da frase,Hoje absolutamente clara. Se eu fiz o trabalho direito, tenho que me tornar desnecessária.

Antes que alguma mãe apressada venha me acusar de desamor, preciso
explicar o que significa isso. Ser " Desnecessária". É não deixar
que o amor incondicional de mãe, que sempre existirá,provoque
vício e dependência nos filhos, como uma droga, a ponto de eles
não conseguirem ser autônomos, confiantes e independentes.
A CADA NOVA FASE DA VIDA,VAMOS CORTANDO E REFAZENDO O CORDÃO UMBILICAL...

A cada nova fase uma nova perda e um novo ganho, para os dois lados,
mãe e filho. Porque o amor é um processo de Libertação permanente e esse
vínculo não para de se transformar ao longo da vida.
Até o dia em que os filhos se tornam adultos, constituem a própria
família e recomeça o ciclo. O que eles precisam é ter a certeza de
que estamos lá, firmes, na concordância ou na divergência, no sucesso
ou no fracasso, com o peito aberto para o aconchego, o abraço apertado,
o conforto nas horas difíceis.

Esse é o maior desafio e a principal missão. Ao aprendermos a
ser "DESNECESSÁRIOS", nos transformamos em porto seguro para
quando eles decidirem atracar."
Texto de Marcia Neder...

Obs: Texto super verdadeiro, realmente é o texto
que gostaria de ter escrito!!!!